18/11/2021 11h40 - Atualizado em 18/11/2021 12h06

Fundação capixaba é finalista no Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à CT&I

Foto Divulgação: freepik.com

A Fapes está entre as finalistas, no resultado preliminar, na categoria “Desenvolvimento de Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação”.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) está entre as finalistas do Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à CT&I. A novidade foi divulgada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no último dia 10, no resultado preliminar do Prêmio.

A Fapes é finalista na categoria “Desenvolvimento de Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação” com a proposta “Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI)”. A MCI é uma ação conjunta e alinhada de atores locais para criar condições que estimulem a inovação no Espírito Santo, contribuindo para o surgimento de um novo ciclo econômico e de prosperidade para a sociedade capixaba. A Mobilização surgiu, por meio da parceria e articulação de representantes do Setor Produtivo, Academia, Instituições e Governo do Estado, onde a Fapes se encontra.

Puderam participar da premiação as 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) do Brasil. O objetivo é o de reconhecer e destacar as iniciativas de sucesso das FAPs, além de contribuir para o processo de integração e troca de experiências exitosas entres as Fundações dos diferentes Estados brasileiros.

O Prêmio

Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à CT&I foi dividido em três categorias:

  • Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I;
  • Gestão e Desenvolvimento Organizacional;
  • Modernização Administrativa.

A premiação será concedida às FAPs que tenham desenvolvido ações e procedimentos criativos, diferenciados, inovadores, eficientes e eficazes no fomento ao desenvolvimento e execução da Política Nacional de CT&I e que, por consequência, tenham potencializado a interação entre academia, setor produtivo, governo e sociedade e elevado a qualidade e/ou a quantidade de pesquisas científicas apoiadas em seus respectivos estados.

As FAPs classificadas em primeiro lugar, em cada uma das categorias, serão premiadas com certificado, troféu e medalha. As FAPs classificadas em segundo lugar, em cada uma das categorias, serão premiadas com certificado e troféu e os terceiros lugares, em cada uma das categorias, serão premiados com certificado e medalha. Além disso, as FAPs inscritas que atingirem a pontuação mínima para serem assim classificadas, receberão o selo CONFAP de “Boas Práticas”.

As propostas vencedoras das FAPs nas três categorias serão anunciadas no dia 9 de dezembro de 2021, na cerimônia de premiação nacional, que será realizada durante o Fórum Nacional CONFAP em Foz do Iguaçu-PR.

Texto: Samantha Nepomuceno / Com informações do Confap

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Jair Oliveira
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard