O evento aconteceu no HUB ES+, Centro de Vitória, na tarde desta terça-feira (26).
Com foco em economia criativa, a Feira ES+ Valor Criativo tem movimentado o Centro de Vitória. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) participou da programação do evento, que teve início nessa terça-feira (26) e segue nesta quarta-feira (27) no Hub ES+, com entrada gratuita. O debate foi sobre os fomentos institucionais e a Fundação apresentou as oportunidades oferecidas para os empreendedores criativos.
O tema da feira é “Você tem a ideia. A gente tem o acesso!". Neste foco o gerente de inovação da Fapes, Victor Guedes, participou do painel “Conversa Criativa: Fomentos Institucionais” junto de representantes das Secretarias da Cultura (Secult) e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). O objetivo do painel foi apresentar os diferentes mecanismos públicos de fomento e políticas públicas voltadas para negócios criativos e artistas.
“Falamos principalmente dos editais que a Fapes está lançando para a economia criativa. Foi um debate rico que gerou bastante perguntas do público”, disse Victor Guedes.
O gerente de inovação da Fapes explicou que foi apresentado dois editais da Fundação para apoio a economia criativa: “Os Programas Gênesis e Centelha são os principais meios que os empreendedores podem usufruir para ter apoio financeiro da Fapes, além de capacitações e mentorias”, contou Guedes.
Além desses editais, o público presente também pode conhecer todo o portfólio da Fapes de incentivo e apoio à inovação que somam 14 editais para as diferentes fases da trilha da inovação (da ideia à escala).
Os editais Gênesis e Centelha
O Gênesis – Geração de Ideias Inovadoras e Estímulo à Abertura de Startups – estimula o empreendedorismo no interior do Espírito Santo, incentivando a criação de startups e fortalecendo a economia local por meio de apoio financeiro e capacitação.
Já o Centelha é uma iniciativa nacional que incentiva a transformação de ideias inovadoras em negócios com potencial. É o primeiro impulso para quem quer empreender, oferecendo apoio financeiro, capacitações, descontos, créditos com parceiros e conexões para fortalecer startups da ideia à operação.
O Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI. No Espírito Santo é gerido e executado pela Fapes.
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno | Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 | 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br
Coordenação de Comunicação HUB ES+
Miguel M. Ribeiro / (27) 99991-6991
comunicacao.hubes@ibcavix.org.br
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br