01/11/2022 14h57

Fapes vai apoiar pesquisadores doutores do Espírito Santo em projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa

Foto: pexels.com

Apoio acontece por meio da adesão da Fundação à Chamada ERC-CONFAP-CNPq 2022.

Até três projetos de pesquisadores doutores do Espírito Santo serão apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) para participarem de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC). O apoio da Fapes é fruto da adesão da Fundação à chamada internacional, que tem o objetivo de apoiar o intercâmbio de pesquisadores doutores do Brasil.

A Chamada ERC-CONFAP-CNPq foi lançada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do Acordo de Implementação (Implementing Arrangement) assinado entre a Comissão Europeia e o Confap, em outubro de 2016, e inclui o CNPq, por meio do Arranjo Administrativo (Administrative Arrangement) assinado entre as instituições, em novembro de 2021.

Pesquisadores com título de doutorado e ativos podem participar de projetos multidisciplinares na fronteira do conhecimento, fomentados pelo Conselho Europeu de Pesquisa, em países que fazem parte da União Europeia ou associados.

Para a chamada de 2022, 945 projetos financiados pelo ERC manifestaram interesse em receber a colaboração de pesquisadores do Brasil. As propostas aprovadas poderão ser realizadas em um período contínuo ou dividido em visitas curtas.

No Espírito Santo, a Fapes vai apoiar três projetos com o valor total de 18 mil dólares, ou seja, 6 mil dólares para cada. Os recursos podem ser usados como auxílios individuais para estágios ou visitas técnicas de curta duração. As modalidades de apoio que os pesquisadores podem ter são:

  • Fapes ou o CNPq irão cobrir as despesas de viagem dos pesquisadores;
  • Os projetos fomentados pelo ERC poderão cobrir outros custos, como diárias e/ou outros custos diretamente ligados à implementação do projeto coordenado pelo ERC Grantee (Coordenador do projeto financiado pelo ERC).

Submissão de proposta

As propostas podem ser submetidas até o dia 15 de dezembro de 2022, por meio de cadastro na plataforma do Confap (https://sistema.confap.org.br).

Os pesquisadores devem seguir todas as exigências do edital para ter acesso à lista dos projetos fomentados pelo ERC, que estão disponíveis para receber pesquisadores brasileiros, incluindo a descrição dos projetos fomentados e contatos dos pesquisadores desses projetos.

A Fapes tem diretrizes próprias para que os pesquisadores do Espírito Santo possam participar da chamada.

  • Clique aqui e acesse as orientações para manifestação de interesse e submissão de propostas;
  • Clique aqui e acesse a íntegra da Chamada ERC-CONFAP-CNPq 2022;
  • Clique aqui e acesse mais informações sobre como se conectar com uma Equipe ERC;
  • Clique aqui as diretrizes específicas da Fapes para participação.

Mais Informações

Cronograma

  • Prazo para submissão de proposta: até o dia 15 de dezembro de 2022;
  • Início dos projetos aprovados: a partir do primeiro semestre de 2023.

Texto: Samantha Nepomuceno / com informações do Confap

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes

Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard