A Diretoria Executiva da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) recebeu, nessa quinta-feira (23), a visita da representante da Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra, Bruna Grassi. O intuito foi conversar sobre parcerias e intercâmbio, através de bolsas e pesquisas, a partir de 2017.
Na reunião também estiveram presentes o Diretor do Sindicato das Escolas Particulares do Espirito Santo (Sinepe), Moacir Lellis; o Superintendente do Sinepe, Geraldo Diorio; e a Secretária Executiva do Sinepe, Priscilla Modolo. Pela Fapes, o Diretor-presidente, Jose Antonio Bof Buffon; a Diretora Administrativo-financeira, Maria Tereza Colnaghi Lima; e o Diretor Técnico-científico e de Inovação, Rodrigo Ribeiro Rodrigues. A expectativa é de que, nas próximas semanas, uma equipe dará início à construção do Termo de Parceria entre Fapes, Sinepe e a Universidade de Coimbra, Portugal.
Sobre a Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra é uma universidade pública localizada na cidade de Coimbra, em Portugal. É uma das universidades, ainda em operação, mais antigas do mundo e a mais antiga de Portugal, e uma das maiores universidades do país.
A história da instituição é mais antiga que o da nação portuguesa, sendo criada em 1° de março de 1290, quando o rei D. Dinis I assinou em Leiria o documento Scientiae Thesaurus Mirabilis, que foi intermediada e confirmada pelo Papa. Fixada definitivamente em Coimbra em 1537, sete anos mais tarde todas as suas Faculdades se instalam no antigo Paço Real da Alcáçova (denominado Paço das Escolas após a sua aquisição pela Universidade de Coimbra em 1597).
Organizada em oito faculdades diferentes, de acordo com uma variedade de campos de conhecimento, a universidade oferece todos os graus acadêmicos em Arquitetura, Educação, Engenharia, Humanas, Direito, Matemática, Medicina, Ciências Naturais, Psicologia, Ciências Sociais e Esportes.
A Universidade de Coimbra possui aproximadamente 20 mil estudantes, abrangendo uma das maiores comunidades de estudantes internacionais em Portugal. Além disso, é o membro-criador do chamado Grupo Coimbra, uma rede de universidades europeias cujo objetivo é a colaboração académica entre elas. Em 22 de junho de 2013 foi declarada Património Mundial pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação Fapes/Secti
Lucyano Ribeiro
+55 (27) 3636.1893 – comunicacao@fapes.es.gov.br.