14/06/2024 10h16

Fapes será anfitriã da 64ª edição do Fórum Nacional Confap, em Vitória

Foto: Divulgação/ MTur Destinos

Contagem regressiva para a 64ª edição do Fórum Nacional Confap – Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa! Nos dias 18, 19 e 20 de junho, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), em Vitória, presidentes e equipes técnicas das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) estarão reunidos para discutir temas como cooperação internacional, fomento à inovação industrial, expedições científicas entre outros assuntos, que envolvem a política científica e tecnológica nacional.

A cerimônia de abertura será na terça-feira (18), às 9 horas, no auditório do Sebrae/ES, na Enseada do Suá e terá transmissão ao vivo, pelos canais do Confap e da Fapes no YouTube. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) é parceira do Confap na realização do Fórum e o evento integra a programação dos 20 anos da Fundação, que comemora aniversário neste mês de junho.

A palestra inicial terá como tema o Plano de Desenvolvimento “ES 500 Anos” do Governo do Estado com foco no futuro e será ministrada pelo diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira. Em seguida, o diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Rodrigo Varejão, abordará a trajetória de 20 anos da Fundação e os diversos investimentos para o desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema capixaba de ciência, tecnologia e inovação.

Na quarta-feira (19), pela manhã, os assuntos em pauta serão “Relato da missão na Itália”; “Oportunidades de cooperação internacional”, “Ações da FAPESC com o Belmont Forum” e “IAI e ministérios brasileiros”, nas salas 3, 4 e 5 do Sebrae.

Logo após, haverá reunião das Diretorias Técnico-Científicas, na Sala do Conselho. Enquanto isso, profissionais da comunicação participarão de um Encontro dos Assessores, no SebraeLab.

Ainda na primeira parte do dia “Finep e os desafios para a redução das assimetrias” será discutido pelo presidente do Finep, Celso Pansera. “EMBRAPII e o fomento à inovação industrial” serão debatidos pelo diretor de Planejamento e Relações Institucionais, Igor Nazareth.

No período da tarde, os participantes vão acompanhar palestras sobre “Balanço da chamada de Expedições Científicas e informe sobre parceria com a França”; haverá a “Apresentação do time BID e planos para o edital de Desafios da Amazônia”; na sequência, os participantes vão assistir à “Apresentação da parceria com Instituto Agni”. Encerrando as atividades do dia, será apresentado o “Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas” e a última agenda será a Reunião Interna para deliberação do Confap.

Na quinta-feira (20), os participantes farão uma visita técnica à Marca Ambiental, em Cariacica. A empresa é pioneira e a maior do Espírito Santo em soluções completas para resíduos. Desde 1995 é referência em inovação, tecnologia, qualidade e respeito ao meio ambiente. Atua no gerenciamento integrado de resíduos para os setores de saneamento urbano, industrial, saúde, mineração, construção civil, portos, aeroportos, petróleo e gás, alimentos, entre outros.

Acesse a programação completa do evento aqui

Serviço:

64º Fórum Nacional Confap em Vitória

Quando: 18, 19 e 20 de junho

Onde: Sebrae (Rua Belmiro Rodrigues da Silva, 170, Enseada do Suá, Vitória)

Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno/ Gabriela Galvão