12/07/2024 15h53

Fapes seleciona pesquisadores doutores de todo País para atuar no Espírito Santo

Foto Divulgação: Freepik

As propostas de projetos de pesquisa devem ter relação com as dez temáticas estratégicas para o Governo do Estado e que também estão alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Pesquisadores doutores que estejam fora do mercado de trabalho e que desejam desenvolver projetos de pesquisa em território capixaba podem participar da chamada pública para a seleção de propostas para a concessão de bolsas do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCTR), lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O período de inscrições está aberto e os interessados têm até o dia 26 de setembro para a submissão de propostas.

O Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCTR) é promovido por meio da parceria da Fapes com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e garante a aplicação de R$ 4,9 milhões na chamada pública.

Os bolsistas selecionados poderão desenvolver projetos de pesquisa ou inovação que tenham relação com as dez áreas temáticas estratégicas para o Governo do Espírito Santo, e que também constam no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2024 – 2028 e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. São elas:

Agricultura sustentável, agronegócio e bioeconomia; Energias renováveis e descarbonização; Fármacos e medicamentos; Inteligência artificial; Novas economias (criativa, verde e azul) e sustentabilidade; Políticas sociais inclusivas; Saúde e bem-estar; Segurança pública e direitos humanos; Tecnologia da informação e comunicação; e Tecnologia social.

Cada proposta selecionada terá de seis a 36 meses para ser executada. Além disso, o edital prevê a possibilidade de solicitar auxílio financeiro para desenvolvimento do projeto vinculado à bolsa, no valor de até R$ 60 mil. Os trabalhos serão realizados em instituições de Ensino Superior ou pesquisa, sejam elas públicas ou privadas, localizadas no Espírito Santo.

"Esse novo edital PDCTR está ligado à estratégia da Fapes de atração e fixação de pesquisadores no Espírito Santo. Essa ação se junta a outras ações da Fundação, em particular a de fomento de bolsas de mestrado e doutorado para a formação de jovens pesquisadores, de forma que nós tenhamos profissionais do Estado para enfrentar os grandes desafios e buscar soluções que visam ao desenvolvimento econômico-social do Espírito Santo", destacou o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão.

Grande Vitória e interior

Os objetivos do PDCTR são estimular a mobilidade e a fixação de pesquisadores em todas as regiões do Estado; fortalecer e diversificar os grupos e linhas de pesquisa; alavancar setores considerados de importância estratégica para o desenvolvimento estadual; e diminuir as desigualdades entre as regiões capixabas.

A chamada pública está dividida em duas vertentes: a primeira diz respeito à regionalização, voltada a doutores titulados em outros estados ou no exterior para realizarem pesquisas em instituições presentes na Grande Vitória; já a segunda trata da interiorização, destinada tanto a doutores de outros estados ou países quanto a doutores formados ou radicados no Espírito Santo.

Quem pode?

De acordo com as regras do CNPq, os bolsistas estarão divididos em dois níveis de bolsa:

- Pesquisador B:

Para quem é doutor há, no mínimo, cinco anos de titulação, com experiência na execução ou coordenação de projetos, além de ter publicações de âmbito nacional ou internacional.

- Pesquisador C:

Para quem é doutor com menos de cinco anos de titulação, com experiência comprovada na execução ou coordenação de projetos e com publicações no mínimo em âmbito nacional.

SERVIÇO:

Edital Fapes/CNPq nº 06/2024 – Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCTR)

Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Gabriela Galvão