10/04/2023 14h28 - Atualizado em 10/04/2023 15h08

Fapes seleciona 24 propostas no resultado final da Etapa 01 do Edital de apoio aos clusters capixabas de inovação

Foto Divulgação: Pexels

Governo do Estado investe R$ 2,8 milhões para promover a inovação no interior do Espírito Santo.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) divulgou o resultado final (homologado) da Etapa 01 do Edital Fapes nº 26/2022, que oferece apoio financeiro aos clusters de inovação localizados no interior do Espírito Santo. Ao todo, o Governo do Estado investe R$ 2,8 milhões na chamada pública de Apoio aos Clusters de Inovação Capixaba.

O recurso é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Mobilização Capixaba de Inovação (Funcitec/MCI) e vai contemplar 24 clusters em oito microrregiões capixabas, de startups que apresentaram propostas nas áreas do Comércio, Agronegócio e Órgãos Públicos Municipais, na Etapa 01 do edital inédito.

A chamada pública foi lançada em novembro de 2022 e disponibiliza apoio financeiro, por meio de subvenção econômica, a projetos de startups que promovam a competitividade dos setores que compõem clusters econômicos localizados nas microrregiões capixabas, exceto na microrregião Metropolitana (Grande Vitória). O edital tem o foco de promover a inovação no interior do Espírito Santo.

“Cluster econômicos são concentrações geográficas de empresas e instituições interconectadas, com capacidades similares ou complementares. O objetivo deste edital é o de incentivar a competitividade dos setores que compõem esses clusters, distribuídos nas microrregiões do Espírito Santo, com exceção da microrregião Metropolitana, a fim de torná-los referência econômica estadual e regional, por meio do apoio a projetos de startups que desenvolvam soluções inovadoras para os desafios empresariais e governamentais comuns à determinada microrregião”, explicou o diretor de inovação da Fapes, Elton Moura.

As propostas apresentadas têm atuação, de forma obrigatória, nas áreas econômicas: Comércio, Agronegócio e Órgãos Públicos Municipais. Ao todo, 38 propostas foram submetidas e, desse total, 24 foram aprovadas no resultado final da Etapa 01. Clique aqui e acesse o resultado e as orientações para a contratação de cada projeto.

Os selecionados pelo edital já podem fazer inserção de documentos na Plataforma SigFapes (www.sigfapes.es.gov.br). O prazo para a assinatura do Termo de Outorga e do Projeto Aprovado na plataforma tem início nesta segunda-feira (10) e segue até o dia 19 deste mês para as propostas selecionadas.

Etapas de Seleção

O Edital está dividido em duas etapas de seleção e execução: “Aquecimento” e “Escalar”. Na Etapa 01 – “Aquecimento”, as 24 startups receberão R$ 75 mil cada e terão o prazo de um ano para desenvolver suas propostas. Das 24, serão selecionadas dez que passarão para Etapa 02 – “Escalar” e receberão mais R$ 100 mil cada, com prazo de mais 12 meses para a implementação das soluções em organizações do mesmo cluster.

O “Aquecimento” consiste na busca pelo coordenador do projeto de desafios comuns aos setores que constituem o cluster econômico selecionado em determinada microrregião, nas áreas de Comércio, Agronegócio e Órgãos Públicos Municipais.

Já a etapa “Escalar” será o período de ampliação da atuação da startup dentro do cluster econômico, visando a escalar o produto/serviço implementado durante a Etapa 01, em pelo menos duas novas organizações presentes na mesma ou em diferentes microrregiões do Espírito Santo, com exceção da região Metropolitana.

Serviço:
Resultado final (homologado) do Edital nº 26/2022 – Apoio aos Clusters de Inovação Capixaba
- Clique aqui e veja o resultado;

- Prazo para contratação das propostas: de 10/04 a 19/04/2023;

- Site para inserção de documentos e contratação: www.sigfapes.es.gov.br;

Texto: Jair Oliveira / Edição: Samantha Nepomuceno

Informação à Imprensa: