09/06/2017 10h24

FAPES recebe certificado de excelência em Inovação Social

José Antônio Bof Buffon (ao centro), com Carlos Salgado (esquerda) e Marcelo Vivacqua (direita).

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação do Espírito Santo – FAPES, José Antonio Bof Buffon, recebeu, nesta semana, em Vitória, o certificado de Excelência em Inovação obtido na Feira Internacional de Inovações InnovaCities África, realizada em Angola, na África. O projeto contemplado com a premiação de melhor Inovação Social foi o de Reciclagem de Lixo Eletrônico (e-lixo), que contou com suporte financeiro da Fundação dentro do Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJr) e tem como escopo a reciclagem de produtos eletrônicos, resultando na preservação do meio ambiente, por evitar o descarte incorreto, e a vertente social, visto que permite que alunos sejam capacitados na ciência da computação.

A premiação foi entregue pelo diretor-presidente da DATACI, Carlos Henrique Salgado, e pelo diretor de Gestão, Marcelo Vivacqua, que foi quem apresentou o Projeto na Feira InnovaCities África. O projeto e-lixo foi submetido pela Faculdade Multivix de Cachoeiro sob a coordenação do professor Jocimar Fernandes e contemplou os alunos do ensino médio da Escola Estadual Fraternidade e Luz.

A DATACI se movimenta para fazer doação de vários equipamentos inservíveis da empresa para a escola com o objetivo de apoiar o projeto e contribuir com esta iniciativa, que serve de referência para outras escolas e empresas, pelo cunho socioambiental. 

Saiba mais:

O Programa oferece bolsas de R$ 100 a R$ 500 mensais, por 24 meses, e é desenvolvido no Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

O Edital Fapes/CNPQ nº 14/2014 - PICJr se baseia em um projeto de pesquisa em qualquer área do conhecimento, coordenado por um pesquisador de uma universidade ou faculdade, com atividades desenvolvidas pelos alunos do ensino fundamental ou do ensino médio de uma escola pública, em grupos de dez pessoas e monitorados por até dois acadêmicos. Um professor da escola pública, da disciplina relacionada com o projeto de pesquisa, atua como tutor dos alunos e auxilia na execução das atividades do projeto e na atualização do conhecimento teórico a respeito do tema a ser desenvolvido.

Texto: Dataci e Fapes

 

Informações à Imprensa – Comunicação FAPES

Fernanda Magalhães

comunicacao@fapes.es.gov.br

55 27 3636-1868

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard