17/06/2021 14h49

Fapes realiza Seminário ‘Marco Zero – Edital Capes PDPG’ na próxima quinta-feira (24)

O evento será on-line com transmissão ao vivo pelo YouTube da Fapes.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) realiza, na próxima quinta-feira (24), o Seminário “Marco Zero – Edital Capes 18/2020 – Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Parcerias Estratégicas nos Estados”. O evento é uma parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e será on-line, com transmissão ao vivo pelo canal da Fapes no YouTube.

A programação do seminário conta com palestras da diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel; da diretora técnico-científica da Fapes, Denise Rocco de Sena; e do coordenador de programas especiais da Capes, Marcio Moura de Castro, além das apresentações de programas de pós-graduação (PPGs), que têm projetos em desenvolvimento pelo Edital, representados pelo doutor Celso Alberto Saibel Santos, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); e pelo o doutor Marco Antonio de Souza Leite Cuadros, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

“Essa chamada da Capes objetiva direcionar os investimentos em áreas estratégias escolhidas por cada estado, sendo uma iniciativa bastante louvável, na medida em que se considera que os estudos pós-graduados tanto podem auxiliar no preenchimento de lacunas de conhecimento de uma determinada área quanto podem impulsionar os conhecimentos existentes, de forma a fazer com que o programa envolvido se torne um modelo de excelência. Por isso, convido a todos que participem do seminário. Vamos debater sobre os PPGs estaduais e nacionais, além de abordarmos sobre os programas prioritários no Estado, nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em conjunto com Tecnologia de Automação e Controle (TAC) e as Ciências Agrárias (AGRO)”, destacou a diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel.

Edital Capes 18/2020 – Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG)

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo assinou um Acordo de Cooperação, em abril deste ano, com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), para a execução do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Parcerias Estratégicas nos Estados.

O acordo oferece 75 bolsas de estudos para o Espírito Santo, sendo 45 de mestrado, 20 de doutorado e 10 de pós-doutorado, todas oferecidas pela Capes. As bolsas de estudo foram concedidas aos Programas de Pós-Graduação (PPGs), participantes da proposta feita pela Fapes à Capes, desde que a Coordenação de Aperfeiçoamento abriu o processo seletivo de apoio aos PPGs emergentes e em consolidação em áreas prioritárias nos estados, ainda em 2020.

Para o Espírito Santo, caberá à Capes o aporte de recursos estimado em R$ 3.696 milhões para o pagamento das bolsas e à Fapes o aporte estimado em mais de RS 1.300 milhão para o custeio dos projetos junto aos PPGs.

“Os programas de pós-graduação contemplados, além do recebimento de cotas de bolsas de mestrado e doutorado financiados pela Capes, também terão um valor adicional de custeio patrocinadas pela Fapes. É importante ressaltar que o investimento na formação de recursos humanos em áreas prioritárias é fundamental quando se deseja alavancar o desenvolvimento de um determinado setor.

De nada adianta investir em equipamentos ou outros tipos de subsídios se não houver pessoas habilitadas, lembrando ainda que investir em pessoas é a maior garantia que um governo pode dar para gerar desenvolvimento continuado de um estado e, consequentemente, do País”, explicou a diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel.

Quatro projetos e 12 PPGs capixabas foram contempladas. São eles:

1) Consolidação dos Programas de Pós-Graduação da Área de Ciências Agrárias do Estado Do Espírito Santo

• Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (Ufes);
  • Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical (Ufes);
  • Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais (Ufes);
  • Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (UVV);
  • Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Ufes);
  • Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (Ufes).

2) Tic+Tac: Tecnologia da Informação e Comunicação + Tecnologia de Automação e Controle, As Tecnologias Inteligentes, Prioritárias, Emergentes e Aplicadas

• Programa de pós-graduação em Computação Aplicada (Ifes);
  • Programa de pós-graduação em Engenharia de Controle e Automação (Ifes).

3) Apoio à Consolidação do Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Espírito Santo

PPG Selecionada:

• Informática (Ufes)

4) Apoio ao Desenvolvimento de Programas de Pós-Graduações Emergentes na Área de Ciências Agrárias, Prioritária Para o Estado do Espírito Santo

• Genética e Melhoramento (Ufes);
  • Agroecologia (Ifes);
  • Agroquímica (Ufes).

Serviço:

Seminário Marco Zero – Edital Capes 18/2020 PDPG

Data: 24 de junho (quinta-feira)

Transmissão pelo canal da Fapes no YouTube: https://bit.ly/3wc2Aqw

Texto: Samantha Nepomuceno