06/12/2017 16h22 - Atualizado em 07/12/2017 18h10

Fapes realiza seminário de avaliação de Seminário de Avaliação de Resultados Finais do PPSUS e anuncia novo edital

Oito projetos do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS: Gestão compartilhada em saúde no Espírito Santo) foram apresentados à sociedade, na última segunda-feira (04), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em Maruípe, durante o Seminário de Avaliação de Resultados Finais do Programa.

Na ocasião, pesquisadores divulgaram os resultados finais de cada pesquisa, que contou com o financiamento do Governo do Estado, por meio do edital nº 10/2015, firmado entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Saúde - MS, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos – Decit e a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa).

Com o sucesso do programa, a Fapes juntamente com membros do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Saúde, estão firmando um novo convênio de parceria para o lançamento do próximo edital, ainda no primeiro semestre do ano que vem. A Fapes entrará com recursos de 700 mil  reais e o CNPq com 1 milhão e 400 reais.

O PSSUS tem a proposta de aplicar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação na melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e, consequentemente, no aumento da qualidade de vida da população. “É uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa em saúde em todos os Estados, que promove o desenvolvimento científico e tecnológico, visando atender às peculiaridades de cada região brasileira e contribuir para a redução das desigualdades regionais”, destacou o diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon.

De acordo com o Decit – Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, a pesquisa relacionada à área da saúde representa 30% da produção científica nacional. No entanto, há uma forte concentração de doutores e mestres, assim como das instituições de pesquisa, nas regiões Sudeste e Sul do país. No Espírito Santo a maior concentração está no município de Alegre. Programas como este incentivam o aumento do índice de pesquisas científicas que consequentemente resultam em melhorias para a sociedade.

Pesquisas

Dentre os projetos apresentados, está o “Desenvolvimento de um kit preditivo para diagnóstico e genotipagem simultâneos das infecções causadas pelos vírus: zika, dengue e chikungunya, e seus impactos na redução da mortalidade infantil”, do pesquisador Moises Palaci. “O projeto nasceu a partir da necessidade de se ter um teste diagnóstico rápido e que pudesse contemplar a identificação das oito subpopulações dos vírus em pacientes suspeitos clinicamente dessas viroses. Em vez de esperar por quase uma semana para descobrir qual é a doença, como acontece atualmente, o paciente saberia em poucas horas o problema”, destacou Moises.

Após avaliação final, as pesquisas passam por outros órgãos para serem de fato implantadas. De acordo com o diretor técnico-científico da Fapes, Rodrio Ribeiro, a pesquisa do kit preditivo, por exemplo, precisa passar pela aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), antes de ser de fato implantada. “No seminário, em conjunto com membros do PPSUS, determinados projetos serão aprovados, e somente a partir de agora, após o término da avaliação, as pesquisas vão poder caminhar para de fato ocorrerem. A Fapes é responsável pela parte de avaliação, mas para que de fato essas melhorias e ideias aconteçam, outros fatores são necessários”, destacou.

 

Confira abaixo tabela com a lista completa das pesquisas apresentadas e um breve resumo:

Coordenador(a)

Título

Resumo (Objetivo Geral)

Adriana Leão

Processo de trabalho na Rede de Atenção Psicossocial da Grande Vitória: os caminhos e os impasses na produção do cuidado em saúde mental.

A avaliação do processo de trabalho na produção de cuidado em saúde mental da RAPS da Grande Vitória, a partir de eixos temáticos, Saúde mental infantojuvenil; Atenção às situações de crise; Cuidado em álcool e Outras Drogas; Saúde Mental na Atenção Básica e, Desinstitucionalização, considerando ser essas temáticas de maior relevância e centrais na discussão do cuidado em saúde mental.

Adriana Madeira Álvares da Silva

Impacto do programa de capacitação de agentes SUS no estado nutricional de vitamina D e sua relação com obesidade, depressão, câncer, metilação do Receptor do Glicocorticoide e avaliação de hipovitaminose D na população da região do Caparaó Capixaba

A proposta tem como objetivo geral avaliar o impacto da implantação de um programa de educação e capacitação dos agentes do SUS quanto ao estado nutricional de vitamina D e sua relação com obesidade, depressão e câncer, bem como investigar a prevalência de hipovitaminose D e suas doenças correlacionadas em grupos de indivíduos da área urbana e rural na região do Caparaó Capixaba, assim como avaliar o status de metilação do gene Receptor do Glicocorticóide para a possibilidade de utilização como marcador de doenças

Cristiane dos Santos Vergilio

Panorama das concentrações de metais tóxicos na região do Caparaó capixaba e avaliação do risco de exposição humana

O objetivo geral do projeto é realizar uma análise integrada das concentrações de metais tóxicos na região do Caparaó Capixaba avaliando diferentes matrizes ambientais do ambiente terrestre (solo, plantações) e do ambiente aquático (água, sedimento e ictiofauna) na região da Bacia do Rio Itapemirim (principal Bacia Hidrográfica da região do Caparaó Capixaba) visando traçar a transferência desses elementos tóxicos na interface solo-água até as populações humana (através da análise de cabelo)

Edson Theodoro dos Santos Neto

Absenteísmo em consultas e exames especializados na Região Metropolitana de Saúde do Espírito Santo

Diagnosticar as principais causas do absenteísmo (não comparecimento) em consultas e exames especializados em redes de atenção à saúde orientadas pela Atenção Básica na Região Metropolitana de Saúde do estado do Espírito Santo, Brasil.

Luciane Bresciani Salaroli

Condição de saúde e fatores associados: um estudo em agricultores do Espírito Santo

Avaliar a condição de saúde de agricultores e sua associação com variáveis socioeconômicas, ocupacionais, hábitos de vida, hábitos alimentares, percepção de risco e condutas adotadas durante a manipulação de agrotóxicos, indicadores antropométricos e grau de exposição a agrotóxicos.

Moises Palaci

  Desenvolvimento de um kit preditivo para diagnóstico e genotipagem simultâneos das infecções causadas pelos vírus: zika, dengue e chikungunya, e seus impactos na redução da mortalidade infantil

O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento e validação de um kit preditivo para diagnóstico e genotipagem simultâneos das infecções causadas pelos vírus: zika, dengue e chikungunya e, também, seus impactos na redução da mortalidade infantil.

Paula Frizera Vassallo

Implantação e monitorização de protocolo para atendimento de pacientes sépticos graves e estudo de novos biomarcadores

Implantar e monitorar o protocolo de sepse (infecção generalizada) grave e choque séptico para otimizar a utilização dos recursos materiais e humanos em uma abordagem sistematizada multidisciplinar em Hospital público, objetivando um atendimento de melhor qualidade ao paciente. Estudar a expressão do miRNA na busca de novos biomarcadores para sepse grave e choque séptico. Realizar diagnóstico situacional da incidência dos pacientes sépticos graves e choque séptico em diferentes setores (Pronto Socorro, UTI e Enfermarias). Avaliar a taxa de mortalidade hospitalar e tempo de internação hospitalar de pacientes incluídos no Protocolo.

Rodrigo Varejão Andreão

Avaliação da Implantação do Programa Telessaúde Espírito Santo na Estratégia de Saúde da Família

Analisar a incorporação e os efeitos das ferramentas e tecnologias de informação desenvolvidas pelo Programa Telessaúde Espírito Santo nos processos de trabalho das Equipes de Saúde da Família que atuam nos municípios do estado.


Identificar os fatores que se relacionam com o uso das tecnologias de informação (consultorias e webconferências à distância) desenvolvidas pelo Programa Telessaúde Espírito Santo pelos profissionais de saúde inseridos na Estratégia de Saúde da Família. Traçar o perfil dos usuários dos serviços de teleconsultoria assíncrona e teleducação do Telessaúde ES.


Avaliar a interface do Programa Telessaúde Espírito Santo com os programas PROVAB e Mais Médicos no que diz respeito à implantação do Telessaúde no âmbito desses programas e a utilização das tecnologias de informação pelos profissionais médicos.

Informações à imprensa

Palloma Spala/ Fernanda Magalhães

comunicacao@fapes.es.gov.br

 (27) 3636-1867/ (27) 9 96933429

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard