A reunião aconteceu nessa quinta-feira (29) e reuniu mais de 70 pessoas.
A tarde dessa quinta-feira (29) foi de orientações para os contemplados do Edital Fapes/CNPq/Decit/SCTIE-Ms/Sesa Nº 009/2020 – Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde, o PPSUS 2020. Mais de 70 pessoas participaram do evento virtual, que teve como objetivo reduzir as dificuldades dos pesquisadores selecionados sobre quando tiverem que reportar o balanço financeiro e técnico dos projetos à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
Participaram da reunião virtual os 18 coordenadores que tiveram projetos contemplados no PPSUS 2020, além de representantes da Fapes. Na programação, os gerentes da Fundação de Pesquisa e Difusão Científica e Tecnológica, Edinir Pinheiro Fialho, e de Gestão Orçamentária e Financeira, Geanderson Campos Costa, foram responsáveis pelas apresentações com orientações sobre as normas estabelecidas pela Fundação para a prestação de contas financeira e técnica dos projetos.
A epidemiologista Ethel Maciel, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), foi contemplada pela chamada pública com o projeto “Isolamento social avaliado por matriz de interação social, infecção e adoecimento pelo SARS-CoV-2”, na área de economia e gestão em saúde.
“Tenho acompanhado o trabalho da Fapes, por ser pesquisadora da área da saúde, e vejo a evolução da Fundação em todos os processos que costumam ser burocráticos e cuidadosos, afinal estamos lidando com dinheiro público. Já fui contemplada nesse edital do PPSUS outras vezes e parabenizo a Fapes pela iniciativa do evento, que é tão fundamental. Então, para nós pesquisadores, é muito bom ver o Governo do Estado, por meio da Fapes, evoluindo nesses processos e dando transparência nos seus investimentos. A reunião foi muito produtiva”, contou a epidemiologista.
Ethel Maciel também comentou sobre o seu projeto: “o meu projeto estuda a interação social durante a pandemia da Covid-19. Nosso grupo vai entrevistar a população capixaba, fazer testes para saber se as pessoas tiveram contato com o vírus e como foi o contato delas com outras pessoas. Se essas pessoas seguiram os protocolos de utilizarem máscara, manter o isolamento social, entre outros. Nós vamos fazer isso por setor censitário balanceado e por nível socioeconômico, para nós criarmos os nossos modelos epidemiológicos e matemáticos, uma matriz de interação social. Quantas pessoas cada um de nós temos contato por dia, semana e mês? Assim, vamos ter uma base de estudo para as próximas pandemias e epidemias”, explicou.
Edital 09/2020 PPSUS
O Edital 09/2020 – PPSUS foi lançado em setembro de 2020, com o investimento de R$ 2,03 milhões para apoiar pesquisas que buscam melhorias e inovação em processos, protocolos de atendimento, gestão, tratamentos e exames no Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba. Ao todo, 45 propostas foram submetidas, sendo 18 selecionadas e contratadas em maio de 2021. Os projetos foram iniciados em junho deste ano e têm vigência até maio de 2023.
A chamada pública apoiou pesquisas em cinco eixos temáticos, cada uma com diversos subtemas. Os estudos estão relacionados a:
Eixo Temático |
Quantidade de projetos |
Economia e gestão em saúde |
5 |
Saúde da mulher |
2 |
Atenção primária à saúde |
5 |
Vigilância em saúde |
3 |
Assistência farmacêutica e tecnologias de diagnóstico e suporte |
3 |
O PPSUS
O Programa Pesquisa para o SUS – Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS) é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Fapes e da Secretaria da Saúde (Sesa), com o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE/MS), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A parceria existe desde 2005, quando foi lançado o primeiro edital PPSUS, e, desde então, foram lançados nove editais com 156 projetos financiados e um montante de mais de R$ 8 milhões investidos em projetos para apoiar e fortalecer o desenvolvimento de pesquisas que busquem soluções para as prioridades de saúde.
Texto: Samantha Nepomuceno
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Jair Oliveira
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br