28/09/2021 16h55

Fapes realiza campanha de doação de sangue ao Hemoes

Foto: Ascom/Fapes

Previsão inicial seria reunir 15 pessoas para doação de sangue. Com a campanha, número praticamente dobrou.

Um grande gesto de solidariedade marcou o início da semana na Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Um grupo de servidores se reuniu voluntariamente, nessa segunda-feira (27), para doar sangue. A previsão inicial seria reunir 15 pessoas para a doação de sangue e com a campanha o número praticamente dobrou. Uma demonstração do intenso engajamento dos servidores da Fapes.

A coordenação da campanha acertou todos os detalhes com o Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes), no bairro Maruípe, em Vitória. Foram passadas todas as orientações para cada servidor ter ciência das exigências e preparação adequada para doar sangue. O sucesso da mobilização mereceu até uma camiseta alusiva ao dia da doação.   

A diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel, participou do grupo de doares e destacou o momento de união dos servidores em favor de uma causa tão importante para todos. “Doar é um gesto de amor e de entrega pessoal. Ao doarmos sangue, nós salvamos vidas! Temos certeza de que a campanha feita na Fapes motivará muitas outras doações. É uma corrente que precisa ser fortalecida, uma vez que os estoques dos bancos de sangue estão baixos, principalmente a partir do início da pandemia do novo Coronavírus”, observou.

A empolgação dos que doaram pela primeira vez foi tanta que já se comprometeram em ser doadores frequentes. O assessor adjunto Rafael da Silva Araújo declarou que nunca doou porque sempre foi magro e pensava não ter condições físicas. “Quando soube que o peso mínimo para doar é 50 quilos e diante dos meus 55, não tive dúvidas. Fui doar e não vou parar”, disse.  

Outro aspecto positivo da ação solidária foi o fato de algumas pessoas aproveitarem a ida ao Hemoes para fazer também a doação de medula óssea. Foi o caso de Amanda Tetzner, assessora da presidência da Fapes, que foi pega de surpresa com a possibilidade de se cadastrar ali mesmo. “Ao chegar no Hemoes e descobrir que poderia fazer o cadastro no banco de medula, fiquei muito feliz. Sempre quis fazer a doação e espero que consiga ajudar alguém com essa atitude. A compatibilidade é extremamente difícil, mas não é impossível. Quanto mais pessoas se cadastrarem, mais fácil será achar a compatibilidade com quem precisa”, comentou.

O dia de doação de sangue em campanha da Fapes pode ser conferido na galeria de fotos abaixo.

É bom lembrar que doar sangue não traz prejuízo à saúde. Saiba mais aqui.

Texto: Jair Oliveira / Edição: Samantha Nepomuceno

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Fapes

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1867

comunicacao@fapes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard