06/01/2023 11h02 - Atualizado em 06/01/2023 11h03

Fapes prorroga prazo de inscrição no edital de apoio aos clusters de inovação capixaba para 16 de janeiro

Foto: Pexels

Startups e empresas capixabas ganharam mais tempo para submeter propostas na chamada pública inédita de fomento à inovação.

As startups e empresas capixabas ganharam mais tempo para submeter propostas na chamada pública inédita de fomento à inovação: Edital 26/2022 – Apoio aos Clusters de Inovação Capixabas. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) prorrogou o prazo de inscrição, que terminaria nesta sexta-feira (06). O novo prazo estende o período de inscrição até o próximo dia 16 de janeiro.

“Cluster econômicos são concentrações geográficas de empresas e instituições interconectadas, com capacidades similares ou complementares. O objetivo deste edital inédito é o de tornar os clusters localizados no interior do Espírito Santo referência econômica estadual e regional, por meio de soluções inovadoras que serão desenvolvidas pelas startups para os desafios empresariais e governamentais comuns à determinada microrregião capixaba”, explicou o diretor de Inovação da Fapes, Elton Moura.

O investimento é de R$ 2,8 milhões e a chamada pública concede apoio financeiro, por meio de subvenção econômica, a projetos de startups que promovam a competitividade dos setores que compõem clusters econômicos localizados nas microrregiões capixabas, exceto na microrregião Metropolitana (Grande Vitória).

As propostas apresentadas devem ter atuação, de forma obrigatória, nas áreas econômicas: Comércio, Agronegócio e Órgãos Públicos Municipais. A submissão de propostas pode ser feita na plataforma SigFapes (www.sigfapes.es.gov.br).

O que são clusters econômicos?

Clusters econômicos são aglomerações geográficas de empresas com capacidades similares ou intimamente complementares. Um exemplo de clusters econômico é o polo de moda da Glória, em Vila Velha, em que diversas empresas da área da moda e da beleza estão concentradas em um mesmo local.

Quem pode submeter propostas?

Startups ou empresas localizadas no Espírito Santo.

Benefícios e seleção?

A chamada disponibiliza R$ 2,8 milhões oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Funcitec/Mobilização Capixaba de Inovação (MCI) para que as startups ou empresas selecionadas desenvolvam seus projetos. O recurso financeiro será repassado para cada contemplado via subvenção econômica.

O edital conta com duas etapas de seleção, conforme quadro:

Etapa de Seleção

Startups Apoiadas

Valores da Subvenção Econômica

Total de Recursos

Etapa 1: Aquecimento

R$ 75 mil

R$ 1,8 milhão

Etapa 2: Escalar

R$ 100 mil

R$ 1 milhão

R$ 2,8 milhões

Na Etapa 1, serão 24 startups selecionadas para receberem R$ 75 mil cada e desenvolverem suas propostas por um ano. Dessas 24, dez passarão para a Etapa 2, em que receberão mais R$ 100 mil cada e terão mais 12 meses para a implementação das soluções em organizações do mesmo cluster.

A Etapa 1 será a de ‘Aquecimento’ e consiste na busca pelo coordenador do projeto de desafios comuns aos setores que constituem o cluster econômico selecionado em determinada microrregião, nas áreas de Comércio, Agronegócio e Órgãos Públicos Municipais. Nessa etapa, a implementação da solução deverá ocorrer em pelo menos uma organização que compõe o cluster da microrregião selecionada.

A Etapa 2 será a de ‘Escalar’. Trata-se do período de ampliação de atuação da startup dentro do cluster econômico, visando a escalar o produto/serviço implementado durante a Etapa 1 em pelo menos duas novas organizações presentes na mesma ou em diferentes microrregiões do Espírito Santo (com exceção da Região Metropolitana).

Serviço:

Prorrogação do Edital nº 26/2022 – Apoio aos Clusters de Inovação Capixaba: clique aqui e acesse o edital
Prazo de submissão: até 16/01/2023

Site para submissão: www.sigfapes.es.gov.br