31/05/2023 10h34 - Atualizado em 31/05/2023 10h59

Fapes participa do maior evento de inovação do Espírito Santo, o ESX 2023

Arte: Ascom/Fapes

O evento será presencial com entrada gratuita mediante inscrição. 

O ecossistema de inovação e empreendedorismo capixaba será agitado neste fim de semana. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES) realiza, em parceria com o Governo do Estado, mais uma edição do maior evento de inovação do Espírito Santo, o ESX 2023. O ‘Espírito Santo Innovation Experience (ESX)’ acontece nesta sexta-feira (02), sábado (03) e domingo (04), na Praça do Papa, em Vitória, com entrada gratuita e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) vai marcar presença com programação própria. 

A Fundação vai apresentar as ações de fomento ao ecossistema capixaba de inovação e empreendedorismo durante todos os dias do evento. Os participantes receberão atendimento para esclarecer dúvidas sobre os editais públicos lançados pela Fapes, além de conhecer mais sobre a Fundação, no balcão que estará disponível durante todo o evento no espaço destinado ao Governo do Estado e dois painéis em formato de talk show. 

“O ESX é uma vitrine para o todo o ecossistema de inovação e empreendedorismo do Estado. Durante o evento, não só as empresas envolvidas com inovação e tecnologia poderão expor seus serviços, mas nós, do Governo do Estado, poderemos demonstrar as políticas públicas que estão em desenvolvimento para impulsionar a economia do Espírito Santo, por meio de investimentos em inovação. É uma parceria de sucesso entre o Sebrae e o governo”, declarou o diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes. 

O diretor-presidente da Fundação também falou sobre números de impacto que serão expostos durante a programação do evento. “No balcão de atendimento, o público poderá conhecer mais sobre a Fapes e o papel que ela desempenha como agência pública de fomento à inovação. Nos últimos quatro anos, de 2019 a 2022, mais de 74,5 milhões foram investidos no incremento da inovação capixaba, por meio de editais públicos, parcerias, apoio a projetos, entre outras ações”, explicou Arantes. 

Conheça a programação da Fapes 

Na sexta-feira (02), A Fundação vai apresentar no palco do espaço Governo do Estado o ‘Fapes Talk: Na trilha da Inovação – Da Academia ao Mercado’, às 11h. Três startups capixabas apoiadas financeiramente pela Fapes estarão no palco junto do diretor de inovação da Fundação, Elton Moura, para bater um papo sobre as oportunidades oferecidas pela Fapes na trilha da inovação de uma startup.

Já no sábado (03), às 17h30, a Fapes vai marcar presença com a mesa redonda ‘Oportunidades Fapes: Experiências e Estratégias para Participação em Editais Governamentais’. Nesse painel a Fapes outras três startups capixabas com experiência na submissão de projetos nos editais públicos da Fundação para darem dicas sobre como participar dos chamamentos públicos do Governo do Estado. 

“Convidamos todo o ecossistema de inovação e empreendedorismo do Estado para participarem da nossa programação. Tudo foi organizado para que o público se aproxime mais da Fapes e dos serviços que oferecemos para área da inovação, que é o tema do ESX. Nosso papel é esse, lançar novas políticas públicas que sejam oportunidades para a sociedade. Então, participem. Todos serão bem-vindos ao nosso espaço”, destacou o diretor de inovação da Fapes, Elton Moura. 

Startups convidadas  

Painel 01 – Sexta-feira (02) – 11h: 

Fapes Talk: Na trilha da Inovação – Da Academia ao Mercado 

  • WiBag Conecta com o CEO Leonardo Paulo que foi contemplado no Edital do Programa Centelha I no ES;
  • Cooki – Insert Code com o CEO João Paulo em que a startup está sendo acelerada no Programa SEEDES;
  • BeHappier com a CEO Flávia Veiga, contemplada no Edital Tecnova II.  

Painel 02 – Sábado (03) – 17h30: 

Oportunidades Fapes: Experiências e Estratégias para Participação em Editais Governamentais

  • GainTech Tecnologia com o CEO Marco Antônio que foi contemplado nos Editais Centelha I, Cluster, Spin-Off II e Tecnova II
  • EducaMeeple com o CEO Maik Lebarck que foi contemplado nos Editais Centelha I, Cluster, NIS e Spin-Off II
  • Symbios Tecnologias Assistivas com o CEO Eduardo Dias que foi contemplado nos Editais Centelha II, NIS e SEEDES

SERVIÇO:

Fapes no ESX 2023

  • Sexta-feira (02/06) – 11h – Painel ‘Fapes Talk: Na trilha da Inovação – Da Academia ao Mercado’
  • Sábado (03/06) – 17h30 – Painel ‘Oportunidades Fapes: Experiências e Estratégias para Participação em Editais Governamentais’ 
  • Inscrição: www.esx.com.es 

Texto: Samantha Nepomuceno / Rafaela Aguiar

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard