15/03/2024 14h00 - Atualizado em 15/03/2024 14h16

Fapes participa do 63º Fórum Nacional Consecti & Confap em Brasília

Foto: Ascom FAPDF

Evento aconteceu entre dessa quarta-feira (13) até esta sexta-feira (15). Próximo Fórum Nacional Confap será correalizado pela Fundação capixaba, na Capital Vitória, no Estado, nos dias 18, 19 e 20 de junho.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) marcou presença no 63º Fórum Nacional Consecti & Confap. O evento foi realizado entre essa quarta-feira (13) e esta sexta-feira (15), em Brasília, no Distrito Federal, e reuniu representantes das 27 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) do Brasil, além de autoridades nacionais ligadas à ciência, tecnologia e inovação. 

Na comitiva capixaba, participaram o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão; a diretora Administrativa-Financeira, Lucia Araujo; o diretor de Inovação, Elton Moura; o gerente do Planejamento Orçamentário e Financeiro, Geanderson Costa; e a assessora de Comunicação e Imprensa, Samantha Nepomuceno.

Durante a tarde dessa quarta-feira (13), aconteceu a primeira reunião do ano do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), com a presença de presidentes e representantes das FAPs. Rodrigo Varejão participou da reunião em que gestores das 27 fundações brasileiras trocaram experiencias e alinharam novas metas para as FAPs.

“Foi meu primeiro fórum Confap como diretor-geral da Fundação. Uma excelente oportunidade de conhecer pessoalmente os gestores das outras FAPs, além da diretoria do Confap, Capes, CNPq, Finep e representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Discutimos temas prioritários de desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação brasileira, alianças internacionais de fomento e valorização para os nossos pesquisadores e empreendedores, entre outros temas. Uma reunião muito produtiva e com boas perspectivas de parcerias institucionais ainda este ano”, comentou Rodrigo Varejão.

O diretor-geral da Fapes aproveitou o encontro para anunciar que o próximo Fórum Nacional Confap será correalizado pela Fundação capixaba, na Capital Vitória, no Estado, nos dias 18, 19 e 20 de junho. Na ocasião, a Fapes vai celebrar 20 anos de história e está preparando uma programação especial para receber a 64ª edição do Fórum.

O encontro foi conduzido pelo presidente do Confap, Odir Dellagostin, pelo vice-presidente do Conselho, Márcio de Araújo Pereira, e pelo presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e anfitrião do evento, Marco Antônio Costa Júnior. Na reunião, foi votada a alteração da diretoria da Região Norte do Confap e também foi apresentada pelo diretor científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Olival Freire Jr., o Programa de Atração e Fixação de Pesquisadores para Inovação e Desenvolvimento Científico – Conhecimento Brasil.

Encontro dos diretores administrativos-financeiros

Ainda no primeiro dia do evento aconteceu, de maneira simultânea, a reunião dos diretores administrativos-financeiros das FAPs. Lucia Araujo, diretora Administrativa-Financeira da Fapes, e Geanderson Costa, gerente do Planejamento Orçamentário e Financeiro da Fundação capixaba, participaram do encontro que foi realizado na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligado ao Governo Federal.

Entre as pautas abordadas, estavam a execução dos recursos de ações transversais; a transparência e a disponibilização de dados públicos pelas FAPs; a possibilidades de intercâmbio entre as fundações para profissionais das FAPs; e a organização de programas de treinamento para formações em conjunto.

“Também estava na pauta a demonstração dos sistemas internos de gestão das FAPs e, neste quesito, a Fapes pôde ser considerada referência. Durante o encontro, o nosso sistema foi mencionado e algumas fundações, de outros estados, se interessaram pela nossa plataforma, o SigFapes. Sem dúvida, o encontro foi um ótimo momento para nos conhecermos melhor e trocarmos experiências”, destacou Lucia Araujo.

Reunião dos diretores técnico-científicos e de inovação 

Na programação do Fórum, também foi realizada a reunião entre os diretores técnico-científicos das 27 FAPs e, na ocasião, foi discutida a capacidade operacional do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS) pelas fundações brasileiras em 2024, além do status do apoio aos institutos nacionais de ciência e tecnologia, o banco de avaliados Ad Hocs e a reunião anual dos diretores técnico-científicos.

“A reunião teve muitos pontos importantes e o tempo não foi suficiente para tratar toda pauta. Por isso, já deixamos alinhado que faremos reuniões ao longo da semana por meio de videoconferências. E o mais importante é que tudo o que tratarmos será levado para os diretores-presidentes das FAPs para que eles analisem aspectos políticos para a tomadas de decisão junto ao Confap. Estamos pensando em novas políticas públicas de incentivo à CT&I”, explicou o diretor de Inovação da Fapes, Elton Moura, que representou as duas diretorias, de Inovação e Técnico-científica no Fórum.

As próximas pautas que serão trabalhadas pelos diretores são: o novo Sistema Nacional de Pós-graduação, a chamada da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) de infraestrutura, entre outras.

O Fórum
 
O 63º Fórum Nacional Consecti & Confap reuniu secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, presidentes e equipes técnicas das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, as FAPs, promovendo o diálogo com entidades e agências de fomento à CT&I federais e internacionais sobre temas prioritários da política científica e tecnológica brasileira.

A 63ª edição do Fórum é realizada pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).

Clique aqui e confira mais detalhes do primeiro dia do Fórum.

Com informações do Confap.

Texto: Samantha Nepomuceno

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard