27/07/2017 16h35

Fapes participa de reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Depois de uma semana intensa com palestras, workshops, debates e divulgações científicas, chegou ao fim, no último sábado (22), a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que envolveu várias instituições governamentais de todo o país, incluindo a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Com o tema “Inovação, diversidade e transformação”, a semana da SBPC foi dividida entre várias vertentes, entre elas a SBPC Inovação, na qual estava sendo realizada a Exposição de Tecnologia e Ciência (Expo C&T), que contou com um stand do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) com a presença de 10 fundações de todo o país.

Para as representantes da Fapes, Rosa Trevas e Letícia Zanchetta, o Espírito Santo tem feito muitas ações com impacto no Estado. A jornalista Rosa Trevas exemplificou a questão com os seminários de avaliação que são feitos pelo interior do Estado. “Conseguimos alcançar não só a capital. E temos visto essa importância de se aproximar mais da sociedade. E são justamente essas experiências que podemos encontrar entre as FAPs para incrementar o nosso trabalho”, avaliou.

Próxima reunião


A Fapemig, Fundação do Estado que sediou a Reunião Anual da SBPC neste ano, desenvolveu várias ações de Comunicação durante o evento. A jornalista Vanessa Fagundes, por exemplo, coordenou algumas atividades com foco na difusão científica. “Precisamos envolver a Comunicação das instituições de pesquisa no Estado e trabalhar em rede. Minas Gerais tem feito isso e o trabalho tem sido bastante relevante”, afirmou ao explicar sobre a Rede Mineira de Comunicação Científica, que tem sido um exemplo para as outras FAPs.

Já a jornalista Naísia Xavier, do Estado de Alagoas, que sediará a próxima Reunião Anual da SBPC, em 2018, acredita que a tendência é que os assessores caminhem cada vez mais alinhados. “Nós temos, por exemplo, um prêmio de jornalismo científico em Alagoas que pode ser replicado para as outras FAPs que ainda não possuem. E para o ano que vem teremos muita coisa para ser apresentada”, concluiu.

ExpoT&C
O Confap e o conjunto de suas Fundações esteve presente na Reunião Anual com um estande na ExpoT&C. A exposição é uma mostra de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) que reúne centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

Estiveram presentes no estande do Confap as Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados de Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Piauí e do Distrito Federal. No estande foi possível conhecer mais sobre o papel das Fundações no fomento à ciência, tecnologia e inovação nos Estados, bem como a representação do Confap na articulação das Fundações para a melhoria do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

      

Informações à imprensa

Fernanda Magalhães/ Palloma Spala

comunicacao@fapes.es.gov.br

55 27 3636-1868

Texto: Palloma Spala com informações da comunicação da SBPC

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard