17/06/2024 18h25 - Atualizado em 18/06/2024 16h55

Fapes participa de pitch de startups e palestras nos dois últimos dias da feira de inovação

Foto: Ascom/Fapes

Representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) marcaram presença na programação do ESX 2024, no final de semana, na Praça do Papa, em Vitória. Durante o principal festival de inovação do Estado, os visitantes acompanharam painéis sobre o fortalecimento do ecossistema da inovação e como captar recurso para projeto de inovação e que tiveram respectivamente a participação do diretor-geral, Rodrigo Varejão e do diretor de inovação, Elton Inovação Setorial ambos da Fapes.

No domingo (16), pela manhã, dentro da programação da Trilha do Conhecimento: Gestão Estratégica, no ESX 2024, no Espaço Acelera, o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão foi o moderador do painel “ELI SUMMIT – Os pilares do Fortalecimento do Ecossistema de Inovação. Participam também o diretor de inovação e projetos da Prefeitura Municipal de Lajeado (RS), Cristiano Zanin, e a mentora de ecossistemas no Impact Hub Floripa, Marisa Freitas.

“O fortalecimento do ecossistema de inovação é uma das metas do Governo do Estado por meio da Fapes e nestes 20 anos, os investimentos foram muitos e bateram recordes. Mas, ainda temos desafios. Um deles, por exemplo, é alcançar as startups e pesquisadores, que estão em cidades fora do eixo da Região Metropolitana do Estado. Ao estimular o ambiente de ciência, tecnologia e inovação nos municípios do interior, certamente, criaremos condições para a valorização e fixação de profissionais nessas localidades. Ainda existem entraves. Conhecer as experiências com outros estados sobre o assunto é válida e construtiva e estamos fazendo isso hoje durante o painel. São vivências diferentes que podem nos apontar a direção para que possamos adotar novas estratégias no ES”, disse o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão e moderador do painel.

No período da tarde, também na Trilha do Conhecimento: Gestão Estratégica do evento, no Palco Start, o público estava atento a cada informação sobre “Como captar recurso para seu projeto de inovação”. O assunto foi debatido pelo diretor de Inovação Setorial da Fapes, Elton Moura, pelo coordenador de Mobilização de Empresas da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (EMBRAPII), Fábio Cavalcante, além do diretor de Inovação do Inova Serra, Jardel Ferreira e pelo superintendente de Inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), William Rospendowski.

O Espírito Santo tem desempenhado um papel transformador na Ciência, Tecnologia, Inovação e Extensão (CTI&E). De acordo com o diretor de Inovação Setorial da Fapes, Elton Moura, o Estado tem registrado números importantes a cada publicação de edital de fomento à inovação e aqueles que têm projetos devem ficar atentos a estas oportunidades.

“A Fapes vem se destacando no ambiente de inovação em função da oferta de editais e estímulo à evolução das startups. O Estado tem uma cultura forte de empreendedorismo. Um exemplo, foi o primeiro edital do Centelha que registrou recorde de submissões, o segundo edital do Centelha logo após a pandemia, registramos 1.231 submissões. Batemos mais uma vez, o recorde com relação ao número de propostas de inovação, de ideação, de produtos que estão começando a amadurecer. Também batemos recorde no número de startups apoiadas e estamos na 14ª posição no ranking de Competitividade e Inovação dos Estados. Nossa meta é levar as startups para fora do estado e do país para que possam competir. Em 2024, vamos lançar novos editais e que serão uma ótima oportunidade para quem busca o caminho da inovação”, disse Elton Moura.

Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno/ Gabriela Galvão