26/08/2025 15h43 - Atualizado em 26/08/2025 16h47

Fapes participa de debate sobre cadeia produtiva do morango no Espírito Santo

Diretor-geral da Fundação, Rodrigo Varejão, apresentou histórico de projetos de CTI em reunião na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) marcou presença no debate sobre o fortalecimento da cadeia produtiva do morango no Espírito Santo, que aconteceu nesta terça-feira (26), e foi promovido pela Comissão de Agricultura, de Silvicultura, de Aquicultura e Pesca, de Abastecimento e de Reforma Agrária na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), em Vitória.

Representando a Fapes, o diretor-geral da instituição, Rodrigo Varejão, apresentou brevemente para o público presente o trabalho realizado pela Fapes no fomento ao ecossistema científico capixaba. Além disso, mostrou um histórico dos últimos 11 anos de ações e projetos apoiados pela Fundação que desenvolveram resultados para o setor agropecuário.

"Procuramos buscar na base de dados da Fapes um histórico de quem já participou ações de CTI e identificamos, por exemplo, um investimento de mais de R$ 1 milhão em projetos. A grande questão é que existe a necessidade de conectarmos os elos de uma grande cadeia. Isso vale para qualquer setor produtivo, no caso aqui o tema é o morango, mas poderia ser para qualquer outro setor econômico. Há uma sinergia entre os temas pesquisados e as demandas do setor, o que falta mesmo é a conexão", apontou o diretor-geral.

Confira abaixo alguns dos temas abordados nos projetos identificados na base da Fapes:

  • Análise econômica de culturas agrícolas
  • Aproveitamento de resíduos para a produção de substratos
  • Controle de pragas em culturas agrícolas
  • Desenvolvimento de bebidas funcionais
  • Estudo da cadeia produtiva
  • Melhoramento na produção de mudas

No fim de sua participação, Varejão pediu a colaboração de todos para a consulta pública do inédito Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (PCTI-ES), que será lançado ainda neste segundo semestre.

"O setor do agro é estratégico. Portanto, é importante que todos envolvidos com as atividades agrícolas procurem o plano para darem suas contribuições, reforçarem as suas necessidades, porque vai ser com esse plano que nós vamos continuar desenvolvendo o nosso Estado. Nosso objetivo é ser referência nacional em ciência, tecnologia e inovação", pontuou Varejão.

A participação na consulta pública aberta pelo Governo do Estado é simples e pode ser feita até o dia 10 de setembro, por meio do formulário on-line disponível em: https://forms.office.com/r/uJtBJJA7MV


Informação à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard