09/11/2017 17h29

Fapes participa da abertura do Fórum do Confap em Goiânia

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) junto com mais 25 FAP’s de todo o Brasil, além de representantes de agências federais e órgãos internacionais participaram, na noite dessa quarta-feira (08), da abertura do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o último deste ano.

Até esta sexta-feira (10), o presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon e o diretor técnico-científico da Fapes, Rodrigo Ribeiro, juntamente com outros representantes, vão debater e deliberar sobre as ações desenvolvidas nos Estados no fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas diversas áreas do conhecimento.

Além dos representantes das FAPs, participaram do evento o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab; o embaixador do Reino Unido, Vijay Rangarajan; o governador de Goiás, Marconi Perillo; e a presidente do Confap e da Fapeg, Maria Zaira Turchi. Também estavam presentes o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mário Neto Borges; o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marcos Cintra; secretários do MCTIC, Jailson Bittencourt de Andrade e Álvaro Toubes Prata; além de reitores de universidades, secretários e assessores do Governo do Estado, entre outras autoridades.

Abertura

A presidente do Confap e também da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, abriu a solenidade. Frente aos grandes desafios, ela ressaltou a importância da mobilização de todos para a defesa da ciência brasileira e agradeceu e reconheceu o empenho e a atuação do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e de sua equipe à causa da ciência e da inovação. “Certamente, no âmbito do governo federal, os cortes em investimentos em ciência impactam na implementação e na continuidade de programas estratégicos feitos com os estados. No âmbito das Fundações Estaduais, é preciso repetir que os recursos de vinculação e repasses regulares são imprescindíveis para o desenvolvimento regional, a superação das assimetrias e o fortalecimento de todo o sistema de ciência e tecnologia do Brasil”, alertou a presidente do Confap.

Para o diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon, a abertura foi memorável. “Foi muito importante ter a presença do governador de Goiás, toda a equipe do Ministério da Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações (MCTIC), presidente da Finep e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além do embaixador do Reino Unido, por conta da parceria do Confap com o Fundo Newton. Com os anúncios das novas parcerias e novos recursos, é possível afirmar agora que estamos de fato retomando gradativamente aos níveis de normalidade na ciência”, destacou.

O diretor técnico-científico da Fapes, Rodrigo Ribeiro, também fez pontuações e destacou que o Fórum é de suma importância para o debate e a definição das políticas nacionais de CT&I.  “A importância do CONFAP foi destacada nos discursos proferidos na solenidade de abertura do Fórum pelo Ministro do MCTIC, Gilberto Carvalho, e pelo Presidente do CNPq, Mário Borges Neto.  Ambos destacaram a importância da participação da comunidade científica e da mobilização popular na garantia que os recursos federais destinados à ciência, tecnologia e inovação não sejam afetados pelos cortes”, destacou.

Fapeg lança editais em dezembro


Nessa direção, Zaira Turchi anunciou que, no início de dezembro a Fapeg vai lançar três editais, um para estímulo a jovens empreendedores, com a criação de startups, com recursos da Fapeg; outro de subvenção econômica para inovação tecnológica para micro e pequenas empresas; e o terceiro para parques tecnológicos com recursos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SED), no total de R$ 28 milhões.

De cunho pessoal e familiar, a presidente do Confap e da Fapeg, Maria Zaira Turchi, fez um agradecimento e uma homenagem à sua mãe, Celenita Amaral Turchi, “uma das primeiras mulheres em Goiás a defender doutorado, professora da UFG, uma mulher forte, ética, sensível e generosa e juntamente com seu pai, Egídio Turchi, já falecido, ensinaram às quatro filhas, minhas irmãs, o caminho da ciência, ensinaram o amor pela ciência, pelo conhecimento e pelas pessoas”, finalizou.

Fundo Newton


Logo após o discurso, foi assinado o 1º Adendo ao Memorando de Entendimento entre o Governo do Reino Unido, que compreende a Grã-Bretanha e a Irlanda do Norte, referente ao Fundo Newton e ao Confap. O documento foi assinado pelo embaixador do Reino Unido, Vijay Rangarajan, e a presidente do Confap, Maria Zaira Turchi, e teve como testemunhas o governador Marconi Perillo e o ministro Kassab.

O Fundo Newton é um fundo do governo britânico que visa desenvolver parcerias em ciência, tecnologia e inovação para promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar em países emergentes. O embaixador ressaltou ser esta uma parceria muito produtiva e que a assinatura vai renovar e garantir recursos para pelo menos mais quatro anos. “É enorme o leque de abrangências de pesquisas que esta parceria atende, desde biodiversidade, mudanças climáticas, resistência microbiana, agricultura e vários desafios globais que proporcionam o desenvolvimento social e econômico. Está sendo estudada a ideia de se criar em 2018 o Ano de Ciência Brasil e Reino Unido”, disse.

 

Programa Centelha


Na sequência, foi assinado o Protocolo de Intenções do Programa Centelha – Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores entre  MCTIC, MEC, Confap, Finep, CNPq e Capes. O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Álvaro Prata, ressaltou que o programa Centelha vai estimular e empoderar ainda mais o empreendedorismo de base tecnológica. “Queremos com o programa, que aqueles que fazem ciência, aqueles que se preocupam com o avanço científico, que se preocupam com a ciência a serviço da sociedade, a ciência que pode e deve gerar riqueza para a nação e ser um dos importantes pilares de nosso desenvolvimento econômico e social, que possam mais e mais perceber que há vida virtuosa também na atividade empreendedora, na criação de novos negócios, de novas empresas e na criação de startups. Isso é o Programa Centelha”, disse Prata.

“Esse Confap tem um ar especial da força da professora Maria Zaira Turchi por ter trazido para Goiás todo o poder da ciência oficial, o Ministério, Finep, CNPq e isso mostra o carinho do ministro e o carinho das agências com o Confap, a partir da gestão do ministro Kassab”. Na semana passada, na nova proposta do orçamento de custeio e investimento previsto para o MCTIC em 2018, o orçamento do CNPq voltou aos níveis desejados que estavam sendo batalhados e saímos daquela dificuldade de redução de recursos do orçamento para a área graças ao esforço do ministro e da comunidade na mobilização positiva que foi fundamental”, ressaltou o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mário Neto Borges.

O presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marcos Cintra, ressaltou a grande parceria entre as FAPs e a Finep, seja com o Inova Cred ou o Tecnova. “As FAPs, pela capilaridade, e o Confap, pela sua capacidade de coordenar esses trabalhos, têm sido capazes de fazer com que os valores implícitos na busca de um dinamismo, na busca de progresso, na busca de desenvolvimento, na busca sobretudo de um dinamismo tecnológico e científico fossem fundamentais para o sucesso e para o levantamento de uma bandeira de um Brasil moderno”.

Pesquisadora recebe comenda


A pesquisadora Celina Turchi foi homenageada durante a solenidade com a comenda do Mérito Anhanguera que tem como finalidade agraciar personalidades e corporações militares por seus relevantes serviços, ações ou méritos excepcionais prestados à sociedade. A pesquisadora desenvolveu um importante papel na investigação dos casos de microcefalia e a relação com o vírus Zika. A entrega foi feita pelo governador Marconi Perillo. A pesquisadora agradeceu ao governador pelo incentivo, apoio e reconhecimento que ele tem prestado à ciência brasileira.

Reconhecimento
O ministro Gilberto Kassab disse ser gratificante poder, como político, como ministro, reaproximar da academia e oferecer parcerias, instrumentos para que os pesquisadores possam realizar seus projetos e propostas. “Quero dizer que eu acredito que nesse novo Brasil, essa parceria está no rumo certo, porque infelizmente no Brasil a pesquisa, a ciência e a inovação têm poucas parcerias com o mundo político e isso dificulta sobremaneira o trabalho para angariar recursos no apoio aos projetos, especialmente hoje, em que somos obrigados a conviver com a Lei do Teto. Estamos no rumo certo aprendendo a nos mobilizar”. O ministro ressaltou, também, que o grande poder da comunidade científica e os grandes parceiros são os meios de comunicação e a sociedade.

Por fim, o governador Marconi Perillo estendeu a todos os pesquisadores brasileiros a homenagem prestada à pesquisadora Celina Turchi. Ele falou da criação da Fapeg, dos investimentos em pesquisa em Goiás e que se sente honrado pela comunidade científica ter elegido a professora Zaira para a presidência do Confap. “Uma mulher guerreira, grande pesquisadora, grande gestora pública, idealista, focada no que faz, e isso orgulha a todos nós goianos, porque a professora realmente faz o que pode para que a pesquisa cresça e engrandeça o País”.

O Fórum segue nestas quinta e sexta-feira, dia 09 e 10 de novembro, no K Hotel, em Goiânia, com importantes discussões voltadas ao fomento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação nos Estados.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Fapeg, Fapes e Confap.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard