01/07/2025 17h14

Fapes leva cases de sucesso e estande interativo ao ESX 2025

Equipe Fapes no ESX 2024

O evento é aberto ao público com programação das 13h às 21h.

Vem aí o maior evento de inovação do Espírito Santo. Nos dias 10, 11 e 12 de julho, acontece o ESX 2025, na Praça do Papa, em Vitória. O festival é aberto ao público e conta com programação extensa que une inovação, criatividade, conexões e networking. O Governo do Estado marca presença com espaço próprio em que a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) terá estande exclusivo com exposição de cases interativos, sala para podcast e divulgação das ações de fomento à inovação.

Realizado pelo Sebrae/ES, o ESX deste ano traz novidades. Na manhã dos dias 10 e 11 de julho, vai acontecer uma programação fechada destinada exclusivamente às startups participantes do evento. Será o Eli Summit ES 2025, uma rodada de negócios com o objetivo principal de conectar os principais atores do ecossistema de inovação do Espírito Santo, promovendo discussões estratégicas e o fortalecimento de alianças para impulsionar a inovação capixaba.

O Eli Summit 2025 é uma parceria com a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) e conta com a participação ativa da Fapes. No dia 10, a partir das 9h, acontece no Palco Acelera a apresentação dos resultados do edital de Fortalecimento de Habitats, parceria da Fapes com o Sebrae/ES. Também no dia 10, das 11h às 12h, o Palco Plural recebe o painel ‘Fortalecendo habitats de inovação’, com presença do diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão, em ambas as atividades.

O evento será aberto ao público a partir das 13h, com programação até as 21h. Ainda no dia 10 de julho, das 19h às 20h, a Fapes aguarda a população no Palco Conexão para o painel ‘Do descarte à oportunidade: inovação em resíduos sólidos’, em que o gerente de inovação da Fundação, Victor Guedes, estará presente.

Já no dia 11 de julho, acontece no Palco Acelera o painel ‘Ecossistemas de inovação sem fronteiras: estratégias internacionais para colaboração em ciência, tecnologia e empreendedorismo’, idealizado pela Fapes, das 18h30 às 19h30. No mesmo dia e horário, no Palco Conexão, acontece o painel ‘Oportunidades de Fomento: investindo no presente para impactar o futuro’, com a participação do diretor de Inovação da Fundação, Elton Moura.

Veja a programação detalhada da FAPES: clique aqui.

Estande da Fapes

Seis projetos foram convidados para apresentar seus resultados no estande da Fapes no ESX 2025. Inovação, extensão, formação científica e pesquisa tecnológica são as áreas dos projetos.

Na inovação, o público vai conhecer a startup Original Box que produz, em impressora 3D, peças para carros antigos. A empresa, apoiada pela Fapes por meio do edital Centelha-ES, vai levar um carro do modelo alemão Opel, ano 1937, para o estande. Já na área da extensão, a equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Ciência de Cachoeiro de Itapemirim estará presente realizando diversos experimentos científicos e interativos. A equipe foi contemplada no edital Extensão Tecnológica da Fapes.

Ainda na área da extensão, o PadTech, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), é outro projeto que estará exposto. A equipe vai demonstrar como é utilizado o software criado por eles para detecção e acompanhamento de doenças de pele, além de dermatoscópio linkado a um tablet para demonstrar como é feita coleta. O projeto recebeu apoio financeiro da Fapes, por meio do edital Universal de Extensão.

Na área da pesquisa, dois projetos estarão presentes: próteses de mão e perna robóticas para pessoas amputadas. Ambos os projetos foram desenvolvidos pela Ufes e os visitantes do ESX poderão entender como os membros funcionam para auxiliar na qualidade de vida das pessoas amputadas e interagir com eles. A mão robótica foi desenvolvida no Centro de Pesquisa Inovação e Desenvolvimento (CPID), do Governo do Estado, administrado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), enquanto a perna recebeu apoio por meio do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), parceria da Fapes com o Governo Federal.

Na área da formação científica, a equipe do Ifes de São Mateus responsável pelo projeto "Explorando Fronteiras Virtuais: Realidade Virtual (RV) como Instrumento para o Ensino de Química" estará no estande. A equipe vai levar óculos de realidade virtual para que os participantes possam interagir com o conteúdo e aprender mais sobre química. O projeto foi contemplado no Programa de Iniciação Científica Júnior do Espírito Santo – Pesquisador do Futuro (PIC Jr.) da Fapes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard