Com os principais objetivos de contribuir para a capacitação de profissional especializado, proporcionando a aprendizagem de técnicas e métodos específicos utilizados na pesquisa científica, melhorar o desenvolvimento de atividades científicas desenvolvidas em coleções ou laboratórios de pesquisa multiusuários, com atividades estritamente experimentais, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espirito Santo (Fapes), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), lançou edital para concessão de bolsa de Apoio Técnico no valor total de R$ 864 mil. A data limite para submissão de propostas é 12 de julho de 2016.
Disponível na página institucional da Fapes, www.fapes.es.gov.br, o edital prevê a concessão de bolsas para execução de atividades técnicas especializadas inerentes às coleções zoológicas, botânicas ou microbiológicas, biotérios ou laboratórios de pesquisa multiusuários, vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES) ou Pesquisa, públicas ou privadas, localizadas no estado do Espírito Santo. São considerados laboratórios de pesquisa multiusuário aqueles que atendem às atividades de pesquisa experimental de três ou mais doutores, da mesma instituição ou de instituição distinta, com infraestrutura adequada para o desenvolvimento da proposta.
São requisitos para apresentação de propostas (proponentes):
b1) se ativo, possuir vínculo empregatício por prazo indeterminado ou ser servidor efetivo; ou
b2) se aposentado, possuir vínculo por termo de adesão ao serviço voluntário devidamente formalizado, desde que não possua qualquer vínculo empregatício ou permanente com instituição de ensino superior, pesquisa, desenvolvimento ou inovação localizada fora do Espírito Santo.
O proponente e membros da equipe da proposta (pesquisadores doutores) poderão participar somente de uma proposta no edital, e são vedadas a indicação e a utilização das bolsas para técnicos exercerem atividades indiretas, tais como apoio administrativo, condução de veículos automotores e outras atividades similares.
A análise de mérito técnico-científico das propostas será realizada por um comitê específico, formado por membros das Câmaras de Assessoramento da FAPES. Os critérios para análise e julgamento das propostas, são: importância/impacto da Coleção, Biotério ou Laboratório multiusuário para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, cultural do Espírito Santo; relevância da participação do bolsista no desenvolvimento das atividades da coleção, biotério ou laboratório multiusuário; experiência em atividades de pesquisa e produção científica e tecnológica do proponente e da equipe; e na formação de recursos humanos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Fapes
Lucyano Ribeiro (27) 3636.1893 – comunicacao@fapes.es.gov.br.