08/03/2018 17h10 - Atualizado em 09/03/2018 15h10

Fapes lança editais de apoio a pesquisas e desenvolvimento de empresas juniores

Os estudos visam à inovação na área de siderurgia, à melhoria na saúde e também ao impulsionamento do empreendedorismo

São oportunidades para estudantes de mestrado (acadêmico) e doutorado, pesquisadores e estudantes de graduação desenvolverem pesquisas que podem melhorar o Sistema Único de Sáude (SUS), inovar em áreas ligadas à siderurgia e incentivar o empreendedorismo.

Os editais “Cooperação Fapes-Arcelor Mittal: siderurgia, meio ambiente e construção civil”, “Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (SUS): gestão compartilhada em saúde” e “Apoio a empresas juniores” somam recursos que ultrapassam R$ 5 milhões.

Para o diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon, são editais extremamente importantes. “O PPSUS, na primeira edição contou com pesquisas importantes na área da saúde, com soluções que estarão disponíveis para a sociedade ainda este ano. O edital para empresas juniores é inédito, e com ele temos o objetivo de reforçar as iniciativas existentes nas universidades, pois estão diretamente ligadas às startups. Estamos também seguindo a tendência do mercado de firmar parcerias fortes com as universidades e empresas, por isso também o edital com a Arcelor”, destacou.

Fapes e Arcelor

A parceria tem como objetivo impulsionar a inovação na área de siderurgia, meio ambiente, construção civil, a partir da seleção de propostas de pesquisas a serem desenvolvidas por estudantes de mestrado (acadêmico) ou doutorado, dentro dos laboratórios da Arcelor Mittal.

Veja abaixo o cronograma:

Data de publicação do edital

08/03/2018

Data limite para submissão das propostas

(até 17h59) 20/04/2018

Previsão de divulgação do Resultado de Seleção

A partir de 07/05/2018

Previsão de divulgação do Resultado de Seleção homologado

A partir de 18/05/2018

Contratação do projeto e bolsista

01/06/2018

Início do projeto e da bolsa

01/07/2018

PPSUS

Em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE-MS) e a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), foi publicado o edital “Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (Sus): gestão compartilhada em saúde”.

O programa tem a finalidade de selecionar proposta para concessão de auxílio financeiro para o desenvolvimento de pesquisas que visam à melhoria da qualidade da atenção à saúde, no âmbito do SUS no Estado.

Confira o cronograma

Data

Publicação da chamada na página eletrônica da FAPES (www.fapes.es.gov.br) e no SISC&T (www.saude.gov.br/sisct)

08/03/2018

Limite para submissão eletrônica das propostas no SISC&T (www.saude.gov.br/sisct) e SIGFAPES (www.sigfapes.es.gov.br)

25/04/2018

Divulgação do resultado da seleção

A partir de 26/06/2018

Divulgação da homologação da seleção

A partir de 10/07/2018

Previsão de contratação dos projetos

A partir de 17/07/2018

Início de vigência dos Termos de Outorga

A partir de 1º/08/2018

Empresas Juniores

O edital “Apoio a Empresas Juniores” tem o objetivo de promover o aumento das atividades de inovação e o desenvolvimento econômico e social do Estado. Serão disponibilizados recursos de R$ 220 mil, oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Funcitec, para apoiar até 11 empresas não federadas, e até 5 empresas federadas.

O apoio destinado às EJ’s não federadas tem o objetivo de promover a federação das mesmas, provendo com este montante os registros e taxas cartorárias. Já sobre os valores destinados às EJ’s federadas, o objetivo é ajudá-las na promoção de ações de consolidação de suas atividades.

Considera-se Empresa Júnior (EJ) uma associação civil sem finalidade econômica, constituída por alunos de ensino superior que desenvolvam estudos para empresas, entidades e sociedade em geral. É uma alternativa à formação profissional do aluno, buscando a sua integração no mercado de trabalho por meio da aplicação prática dos conhecimentos teóricos e científicos adquiridos ao longo do curso.

Cronograma:

Data de publicação do edital

07/03/2018

Data limite para submissão das propostas

05/04/2018

Previsão de divulgação do Resultado de Seleção

23/04/2018

Data limite para apresentação de recursos administrativos

30/04/2018

Previsão da divulgação do resultado homologado

11/05/2018

Previsão da contratação