12/01/2023 17h47

Fapes investiu mais de R$ 140 milhões em 2022 no fomento à Ciência, Tecnologia, Inovação e Extensão capixaba

Foto Divulgação: Pexels

A Fundação lançou 30 editais públicos, além de parcerias e resoluções para incentivar a CT&I do Estado.

O ano de 2022 foi de grandes investimentos do Governo do Estado nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Extensão capixaba. Por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), foram investidos mais de R$ 140 milhões no fomento dessas áreas. A Fapes lançou 30 chamamentos públicos de incentivo para que pesquisadores, pós-graduandos, startups, empresas e cidadãos capixabas pudessem desenvolver projetos de pesquisa e concluir estudos no Espírito Santo.

“A nossa meta para 2022 era de executar R$ 100 milhões. Trabalhamos muito com as nossas gerências técnicas e financeira para que conseguíssemos alcançar essa meta. Para nossa grata surpresa, devido à organização e ao planejamento de todos os setores da Fapes, nós conseguimos superar essa meta em quase 50% e alcançar dois números históricos: executar mais de R$ 140 milhões e lançar 30 editais”, pontuou a diretora Administrativo-Financeira da Fapes, Lucia Araujo.

“Tudo isso só prova que nós conseguimos fazer uma gestão responsável e eficiente, além de também demonstrar o quanto o nosso governador Renato Casagrande cumpre rigorosamente com o repasse de recurso para o Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia, o Funcitec, e o Funcitec/MCI, que é destinado às ações de inovação”, explicou Lucia Araujo.

Na área da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), aproximadamente R$ 51 milhões foram disponibilizados, por meio de editais e resoluções, para financiar projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento que foram definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Fapes também ofertou 4.652 bolsas para pós-graduandos, somando um investimento de, aproximadamente, R$ 30 milhões, e financiou projetos com a finalidade da difusão do conhecimento produzido pelas academias, em que a Fundação disponibilizou R$ 2,5 milhões.

“A Fapes é responsável pelos projetos e editais que estão ligados à formação de recursos humanos, ao apoio à pós-graduação e aos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento. Tivemos muitos destaques em 2022 e vale ressaltar que iniciamos o ano com o aumento no valor das bolsas ofertadas pela Fapes. A partir disso, nossas bolsas têm um dos valores mais altos do País. Também tivemos um edital importante para atração de novos doutores, que foi o Profix, ofertando 100 bolsas de pós-doutorado, com o auxílio financeiro para a pesquisa”, destacou o diretor Técnico-Científico da Fapes, Celso Saibel.

“Oferecemos um edital inédito, o Mulheres na Ciência, que foi destinado às pesquisadoras do Estado para a promoção da equidade entre os gêneros nas áreas de CT&I. Com relação aos projetos de apoio à infraestrutura da pós-graduação e da pesquisa capixaba, a Fapes lançou três editais. Dois deles são para grupos de excelência e grupos emergentes de pesquisa, e o terceiro edital para a construção de laboratórios. Com todo esse investimento, o Governo do Estado espera incentivar uma boa formação de profissionais e a possibilidade de trabalhar com a solução de problemas aplicados, aproximando o conhecimento produzido nas academias da sociedade”, salientou Celso Saibel.

Para a inovação, os recursos alcançaram mais de R$ 20 milhões em investimentos nas startups e empresas capixabas, a fim de alavancarem os negócios, além de incentivar os empreendedores para a abertura de novas startups e na criação de soluções inovadoras para o desenvolvimento econômico e inovador do Estado.

“Sabemos que a inovação foi um ponto importante da gestão do governador e, a partir disso, a Fapes fomentou o ecossistema capixaba, por meio do lançamento de editais inéditos e importantes, como o SEEDES, o primeiro programa de aceleração de startups do Governo do Estado, acelerando empresas capixabas e de todo o Brasil”, frisou o diretor de inovação da Fapes, Elton Moura.

Segundo ele, outro lançamento inédito foi o Edital de Apoio aos Clusters de Inovação, que promove a competitividade econômica de aglomerados de empresas, a partir de soluções inovadoras, e também incentiva a inovação no interior do Espírito Santo. “Além dos editais de inovação, iniciamos, de forma inédita, o apoio a projetos de extensão, que é fundamental para aproximar a academia da sociedade. Também vale lembrar dos editais recorrentes da Fundação, como o Centelha-ES, o TecNova e o edital de Apoio a Projetos Inovadores e Spin-Off. Todos com o mesmo objetivo, que é o de fortalecer a inovação capixaba”, complementou Elton Moura.

“É gratificante saber que a Fapes conquistou resultados tão relevantes. Vamos continuar empenhados para ultrapassar novas metas e fazer da Ciência, Tecnologia, Inovação e Extensão capixaba uma referência nacional”, comentou o diretor-presidente da Fundação, Denio Arantes, empossado neste mês.

Texto: Samantha Nepomuceno

Assessoria de Comunicação da Fapes