22/12/2023 16h22 - Atualizado em 22/12/2023 16h27

Fapes firma parceria com Ufes para atenção à saúde mental dos funcionários da Fundação

A parceria visa tornar o acesso ao cuidado psicológico mais fácil para os colaboradores. 

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) firma parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para disponibilizar atendimento psicológico de forma gratuita aos colaboradores. O projeto intitulado “Um Olhar em Saúde Mental” vai ofertar atendimentos clínicos individuais de acolhimento e psicoterapia para os funcionários da Fapes. 

A parceria engloba o Núcleo de Psicologia Aplicada (NPA), que é o setor de apoio ao curso de psicologia da Ufes. A iniciativa é uma forma de tornar o acesso ao cuidado com a saúde mental mais fácil para os colaboradores, tendo em vista que a negligência com a saúde mental pode acarretar problemas mais sérios.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), transtornos mentais, como depressão, abuso de álcool e esquizofrenia se encontram entre as 20 principais causas de incapacidade para a vida diária.

A professora Luziane Guedes, que coordena o projeto em parceria com a Fapes, elogia a ação da Fundação em promover atendimentos psicológicos para os colaboradores. “É de extrema importância a iniciativa da Fapes porque a saúde mental está englobada em todas as questões relacionais das pessoas”, disse.

A docente explicou ainda que a saúde mental está diretamente conectada às relações de trabalho. “Se você consegue trabalhar suas relações afetivas, pessoais e no trabalho, você consegue ter saúde mental e caminhar por uma vida saudável. Quando se pensa em saúde mental, se pensa em todos os âmbitos da vida”, completou Luziane Guedes.

Ao todo, dez vagas serão disponibilizadas para atendimento prioritário dos colaboradores da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo. Caso o número de vagas não seja preenchido, será aberto para a população geral, mediante seleção do Núcleo de Psicologia Aplicada. 

“A diretoria da Fapes identificou uma necessidade de oferecer o serviço de apoio à saúde mental devido aos relatos dos próprios colaboradores quando a Comissão de Diversidade e de QualiVida trabalharam o tema “Setembro Amarelo” internamente. A partir disso, buscamos o Núcleo de Psicologia Aplicada da Ufes para que eles nos apresentassem um projeto de demanda induzida”, detalhou a diretora administrativa-financeira da Fundação, Lucia Araujo.  

Ela acrescentou que o atendimento que será ofertado gratuitamente não é somente para os servidores da Fapes, mas também para os estagiários, terceirizados e vetores que atuam na Fundação.

Dados da Organização Mundial de Saúde sobre saúde mental

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o Brasil é o País com o maior número de pessoas ansiosas: ao todo, são 9,3% da população. Há também um enorme alerta sobre a saúde mental dos brasileiros, já que uma em cada quatro pessoas no Brasil sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida.

Outro levantamento, feito pela Vittude (plataforma on-line voltada para a saúde mental e trabalho), aponta que 37% das pessoas estão com estresse extremamente severo, enquanto 59% se encontram em estado máximo de depressão. A ansiedade atinge níveis mais altos, chegando a 63%. Já o Atlas de Saúde Mental da OMS revela que apenas 35% dos países relatam ter programas nacionais para promoção e prevenção da saúde mental relacionada ao trabalho.

Texto: Rafaela Aguiar  

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard