24/04/2024 15h51 - Atualizado em 25/04/2024 15h24

Fapes empossa integrantes do Conselho Científico Administrativo para próximo Biênio

Foto: Jair Oliveira -Ascom Fapes
Conselheiros do CCAF para o biênio 2024-2026.

São 14 conselheiros que aprovam as ações a serem executadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo.

O Conselho Científico Administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (CCAF – Fapes) já conta com novos conselheiros. A posse ocorreu nesta quarta-feira (24), no auditório da Fundação. O mandato dos membros é de dois anos consecutivos, compreendidos entre abril de 2024 e abril de 2026. O CCAF é um órgão deliberativo e normativo que discute as principais ações da Fundação e é a última instância de aprovação de tudo o que a Fapes executa.

O Conselho é composto por 14 titulares e 10 suplentes (veja a lista  no final da matéria), sendo os titulares quatro diretores da Fapes, um representante de um instituto de pesquisa do Estado, três representantes da sociedade civil organizada e seis representantes da academia, sendo quatro de instituições públicas e dois de instituições privadas.

A cerimônia de posse marcou a primeira reunião da nova composição do Conselho. O encontro foi presencial para possibilitar maior interação e diálogo entre os membros do CCAF e também com toda a equipe de gerentes, técnicos e a diretoria executiva da Fapes, composta pelo diretor-geral, Rodrigo Varejão Andreão, e pelos diretores Setoriais Elton Moura, de Inovação; Celso Saibel, Técnico-Científico; e Lúcia Aparecida Araújo, Administrativo-Financeira.

O diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão, falou sobre a nova composição do CCAF em ação nos próximos dois anos: “Primeiramente, um sentimento de gratidão aos conselheiros que saíram; alguns foram reconduzidos, e os que chegaram trazem enorme satisfação em poder compartilhar os desafios da ciência, tecnologia e inovação capixaba. Temos ótimas perspectivas de muito trabalho pela frente; o clima é fantástico! A Fapes é reconhecida como uma instituição que desempenha e cumpre seu papel. A comunidade está representada, sente-se participante, e nas expressões dos conselheiros percebemos o desejo de cada um em contribuir para a melhoria contínua do nosso trabalho, atendendo da melhor forma possível a nossa sociedade”, salientou Varejão.

A conselheira Bianca Rodrigues Souza, gerente de inovação do Findeslab, representando a Federação da Indústria do Espírito Santo (Findes), enalteceu a renovação do CCAF dentro do cenário atual da inovação capixaba. “Representa uma alavancagem para a inovação perante nosso setor produtivo, e a Findes reforça o compromisso de impulsionar a competitividade e a produtividade do setor da indústria capixaba com a Fapes e o Governo do Estado, buscando o crescimento dos indicadores de inovação do Espírito Santo. A inovação tem impactado fortemente a indústria e a Federação não está medindo esforços para que possamos dar o apoio necessário para melhorar a competitividade no setor”, pontuou Bianca Souza.

O conselheiro Alessandro Coutinho Ramos, do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF), destacou a importância da visão empresarial do ecossistema da ciência, tecnologia e inovação beneficiado pela Fapes. “Queremos contribuir, principalmente, com o avanço da ciência e técnicas de inovação em nosso Estado, levando essa visão empresarial. Mostrar para o setor empresarial o quanto é importante investir em ciência e tecnologia e o papel da Fapes, que é sensacional aqui no nosso Estado. É muito importante a renovação dos membros do conselho, porque isso cria diversidade. Sempre dando oportunidade a novas pessoas, novas ideias são colocadas na mesa e, no final, quem ganha são os beneficiários, nossos pesquisadores, nossos alunos, nossos bolsistas financiados pelo Governo do Estado”, frisou Alessandro Ramos.

Confira os novos conselheiros do CCAF:

• Representantes dos Institutos de Pesquisa vinculados ao Estado:

Titular: Pablo Silva Lira – IJSN

Suplente: Pedro Luís Pereira Teixeira de Carvalho – INCAPER

• Representantes da Sociedade Civil Organizada - Área de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação:

Titular: Luciano Raizer Moura - ACTION

Suplente: Daniel Caramuru Arrais - ACTION

Titular: Alessandro Coutinho Ramos - IBEF

Suplente: Bianca Rodrigues Souza - FINDES

Titular: Richardson Moro Schmittel – SENAC

Suplente: Rômulo Gomes – SENAC

• Representantes da Comunidade Técnico-científica: