13/04/2018 10h34 - Atualizado em 13/04/2018 11h22

Fapes e Seag realizam workshop com apresentações de pesquisas

Produção animal, culturas alimentares e floricultura foram os temas de projetos apresentados por pesquisadores durante o Workshop realizado, nesta quinta-feira (12) – dentro da Exposul Rural em Cachoeiro de Itapemirim – pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

O workshop é frequentemente realizado pela Fapes, a fim de envolver as instituições ligadas à agricultura do Estado, o setor produtivo e pesquisadores, para troca de informações e apresentação de soluções inovadoras. Os temas que serão abordados estão entre as 10 linhas de pesquisas do edital Pesquisa Aplicada a Políticas Públicas Estaduais Agropecuária no Estado do Espírito Santo – PPEAGRO, firmado em 2015 entre a Fapes e a Seag

Para o diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon, é importante que representantes de cooperativas e instituições participem de eventos como esse, para que os estudos saiam do papel e sejam desenvolvidos. “Um dos objetivos do edital é justamente reunir instituições e empresas junto com os pesquisadores, para que a agricultura do Estado cada vez mais se desenvolva, e também para que as famílias agrícolas tenham seu trabalho cada vez mais valorizado e melhor desempenhado”.

O subsecretário da Secretaria de Estado da Agricultura, Marcus Magalhães, ressaltou que a pesquisa agropecuária é um instrumento de fortalecimento das cadeias produtivas. "O Espírito Santo está na vanguarda do incentivo da pesquisa agropecuária no Brasil. Nos último dois anos, investimos mais de R$ 10 milhões nessa área, o maior investimento dentre todos os estados. E isso só é possível pelo cuidado das contas e com as pessoas que o Governo tem. Cuidar das pessoas no agronegócio é cuidar desde a produção do alimento até ele chegar na mesa. Sem pesquisa não há futuro na agricultura", disse Magalhães. 

Pesquisas

Os projetos foram apresentados, de forma geral, por cada coordenador de rede, sendo um deles da pesquisadora do Incaper, Sheila Prucoli Posse, coordenadora da rede 1 de Culturas Alimentares e Floricultura, com o título “Resgate e avaliação de genótipos promissores de feijão e milho visando sua indicação para os agricultores familiares do Espírito Santo”. “O Incaper iniciou o seu banco de germoplasma de milho e feijão por meio desse projeto, e já contam com quase 120 acessos de feijão e 60 acessos de milho, todos coletados com agricultores de base familiar de todo o Estado”, contou.

As pesquisas da rede 2 do mesmo tema foram apresentadas pelo pesquisador Evandro Chaves, e os projetos desenvolvidos pela rede de Produção Animal, contaram com a apresentação do pesquisador Diogo Vivacqua, que representou toda a rede realizando um apanhado geral de cada pesquisa.

 

Informações à imprensa

Palloma Spala/ Fernanda Magalhães

comunicacao@fapes.es.gov.br

55 27 3636-1868/ (27) 996933429

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard