12/12/2022 14h47 - Atualizado em 12/12/2022 14h50

Fapes é homenageada em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado

Foto: Ana Salles/Ales

A sessão aconteceu na noite da última quarta-feira (07).

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) foi convidada para receber homenagem em sessão solene realizada na noite da última quarta-feira (07), na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). O convite partiu do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), que foi homenageado na sessão e pode convidar parceiros para também participarem da homenagem. A Fapes foi escolhida devido ao fomento que a Fundação realiza nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) capixaba.

A sessão foi proposta pelo deputado estadual Luciano Machado para reconhecer os trabalhos científicos e educacionais desenvolvidos pelo IJSN e pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

A homenagem à Fapes foi um convite feito pelo IJSN pela parceria na execução do Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo (DRS-ES) que tem por objetivo apresentar novas perspectivas de crescimento e de desenvolvimento sustentável, tendo como premissa as especificidades territoriais e a diversidade cultural das microrregiões capixabas.

A diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel, participou da cerimônia e comentou o reconhecimento recebido. “Essa homenagem feita pela Assembleia, por meio do Instituto Jones dos Santos Neves, tem uma grande importância por dois aspectos: o primeiro é pelo reconhecimento do trabalho que é feito com essas parcerias. E o segundo, é a visibilidade desses trabalhos realizados. Principalmente no esforço que tanto a Fapes quanto o Instituto têm feito para aproximar os resultados da academia com os interesses da sociedade. Então, nós temos alguns trabalhos feitos dessa forma, um exemplo é o Projeto DRS, e a Fapes se orgulha muito dos resultados alcançados”, destacou Cristina Engel.

“A Fapes é uma importante parceira institucional na viabilização e no desenvolvimento das pesquisas coordenadas pelo Instituto Jones, como o Projeto DRS e tantas outras importantes para a sociedade capixaba. Essa é uma homenagem mais do que merecida, entregue à figura da sua diretora-presidente, professora Cristina Engel, e a todos os servidores da Fundação”, destacou o diretor de Integração do IJSN, Pablo Lira.

O Projeto DRS

O projeto Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo (DRS-ES) é um novo olhar para as questões regionais capixabas, buscando promover o crescimento descentralizado, de forma equitativa e integrada, com respeito às vocações e potencialidades de cada microrregião do Espírito Santo.

A realização do DRS é uma parceria do Instituto Jones dos Santos Neves IJSN, com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

Texto: Samantha Nepomuceno

Informação à Imprensa: