03/09/2021 16h29

Fapes é homenageada em evento da FindesLab

Fundação recebe troféu “Léo de Castro 2021”, por ser parceria estratégica no desenvolvimento do Programa FindesLab de Empreendedorismo Industrial 2021.

Uma parceira estratégica no fomento ao ecossistema capixaba de inovação. Esse foi o motivo da homenagem que a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) recebeu da FindesLab, hub de inovação da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), no evento de lançamento do Programa FindesLab de Empreendedorismo Industrial 2021. O lançamento aconteceu no final da tarde dessa quinta-feira (02), na FindesLab, de forma híbrida.

Durante o lançamento do programa, a FindesLab homenageou as corporates e instituições que participam e apoiam o Programa, com o troféu “Léo de Castro 2021”. A Fapes foi homenageada por ser uma parceira estratégica do Programa de Empreendedorismo Industrial. Em 2019, o Conselho Científico-Administrativo da Fundação (CCAF) aprovou a Resolução 246/2019, que autoriza a Fapes a apoiar o Programa, por meio do investimento de R$ 792 mil. O recurso é oriundo do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec/MCI).

“É muito bom que se reconheça o papel da Fapes na promoção da inovação no Espírito Santo. A lembrança do nosso papel e essa forma de agradecimento para nós são muito importantes. Todo o recurso que a Fapes investe na contratação dos bolsistas que atuam na FindesLab é um grande orgulho, porque tem sido um forte demonstrativo de bons resultados a esses recursos aplicados. E é claro que é uma honra ter a Findes como parceira de tanto tempo nessa luta para que a inovação seja uma realidade cada vez mais consolidada aqui no Estado”, ressaltou a diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel.

A presidente da Findes, Cris Samorini, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Fapes no fomento à inovação do Espírito Santo. “A Fapes e o FindesLab têm uma ótima parceria, que promove inovação e apoia ações de desenvolvimento de talentos para a inovação no Estado, como é o caso do nosso programa de bolsistas do FindesLab. Só por meio dessa iniciativa, já passaram mais de 40 bolsistas por aqui. Esses bolsistas atuaram e muitos ainda atuam no desenvolvimento de projetos inovadores conosco. Isso só foi possível com o apoio da Fapes, que realiza um ótimo trabalho de fomento à inovação”, pontuou a presidente da Findes.

O Programa FindesLab de Empreendedorismo Industrial 2021

A terceira edição da maior chamada de inovação aberta vai movimentar o ecossistema de inovação capixaba, ao promover a conexão entre grandes empresas e startups de todo o País. Neste ano, serão mobilizados quase R$ 6 milhões em recursos para financiar o desenvolvimento dos projetos selecionados.

O programa conecta desafios de grandes empresas a propostas de solução enviadas por startups. Os projetos passam pelo método de aceleração do hub de inovação FindesLab, tendo acesso à expertise, tecnologia e investimentos necessários para criar um produto inovador e viável em um ambiente de alta densidade.

As empresas parceiras do programa já apresentaram seus desafios e cabe às startups submeter propostas de soluções. Ao todo, são 18 desafios de nove empresas que acreditam na inovação aberta e no papel da promoção do empreendedorismo industrial.

Texto: Samantha Nepomuceno, com informações da FindesLab.

Assessoria de Comunicação da Fapes

Samantha Nepomuceno