21/01/2022 16h01 - Atualizado em 21/01/2022 16h02

Fapes divulga resultado preliminar dos editais Procap Mestrado e Doutorado

Foto Divulgação: freepik.com

Programa de Capacitação de Recursos Humanos na Pós-Graduação disponibilizou 290 bolsas para Mestrado e Doutorado. Investimento foi de mais de R$ 21,3 milhões.

Os proponentes dos editais 11 e 12/2021 – Procap – Mestrado e Doutorado – 2022 já podem conferir quais são as propostas contempladas nas chamadas públicas.  A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) divulgou, nesta sexta-feira (21), o resultado preliminar dos editais que, juntos, investem mais de R$ 21,3 milhões. O objetivo é contribuir para a construção de uma base sólida de pesquisadores altamente qualificados e para o desenvolvimento científico e tecnológico no Espírito Santo.

Ao todo, 115 propostas foram submetidas nos dois editais, sendo 73 projetos no Procap Mestrado e 42 propostas no Procap Doutorado. O resultado divulgado se refere à habilitação e à distribuição das cotas das bolsas ofertadas com prazo para recursos administrativos, caso o coordenador do Programa de Pós-Graduação (PPG) tenha justificativa para contestar o resultado.

Abaixo os links com os resultados de cada edital:

Ao todo, 190 bolsas de mestrado, que somam um recurso de mais de R$ 8 milhões, foram ofertadas, além de 100 bolsas de doutorado, totalizando, aproximadamente, R$ 13 milhões. Esses recursos são oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec).

Os bolsistas de mestrado receberão bolsas de R$ 1.850 mil, mensalmente, para executar os projetos em até 24 meses. Já os bolsistas de doutorado vão receber, mensalmente, R$ 2.700 mil para desenvolverem as propostas selecionadas em até 48 meses.

Texto: Samantha Nepomuceno

Informação à Imprensa: