07/03/2023 11h26

Fapes divulga resultado final do PIC Jr. 2023

Foto Divulgação: Freepik

O Edital investe R$ 3,3 milhões com o objetivo de promover a inserção de jovens estudantes da Rede Pública de Ensino na pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

Incentivo para que alunos da Rede Pública de Ensino Básico capixaba tenham contato ativo com a pesquisa científica é o que o Edital 22/2022 – Programa de Iniciação Científica Júnior – Pesquisador do Futuro (PIC Jr. 2023) busca promover. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) divulgou o resultado final da chamada pública.

Ao todo, 191 propostas foram inscritas no edital e, desse total, 91 foram selecionadas no resultado final do processo seletivo. Clique aqui e acesse a lista com os projetos contemplados. Junto do resultado, o proponente também terá acesso às orientações para a contratação das propostas.

O PIC Jr. 2023 investe R$ 3,3 milhões no financiamento de projetos de pesquisa nas mais diversas áreas que serão desenvolvidos por alunos e professores de escolas públicas localizadas no Estado, prioritariamente em bairros atendidos pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado. Os projetos selecionados estarão sob a coordenação de pesquisadores de instituições de ensino e/ou pesquisa capixabas. O investimento é oriundo do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec).

Das 91 propostas selecionadas no Edital, 75 serão desenvolvidas em escolas localizadas nos bairros atendidos pelo Programa Estado Presente, podendo atender até 375 jovens estudantes da rede pública com bolsas de iniciação científica júnior (ICJr.). Do número total de projetos contemplados, 50 são de instituições de ensino e/ou pesquisa localizadas no interior do Espírito Santo e 53 escolas da rede pública são parceiras dessas instituições na execução dos projetos de pesquisa.

O diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes, comentou os efeitos futuros do PIC Jr. “Esse programa é a nossa maior ação de estímulo do jovem estudante, tanto para que ele deseje ingressar num curso superior quanto para que desperte o interesse de seguir carreira acadêmica e se torne um pesquisador. Com o PIC Jr. criamos condições, especialmente para esses jovens residentes em áreas de maior vulnerabilidade social, de que tenham mais confiança para seguirem caminhos que possam conduzi-los a uma vida digna, de descobertas e possibilidades. O PIC Jr. é um investimento que se faz hoje com o olhar no futuro”, salientou.

O PIC Jr. tem o objetivo de despertar nos estudantes da Rede Pública de Ensino Básico (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação de Jovens e Adultos) a vocação para a ciência e o desenvolvimento tecnológico, bem como para ações de inovação.

Serviço:

Resultado Final do Edital 22/2022 – Programa de Iniciação Científica Júnior – Pesquisador do Futuro (PIC Jr. 2023): clique aqui e acesse 

Texto: Samantha Nepomuceno 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard