29/11/2021 16h41

Fapes divulga resultado final do Edital Universal

Foto Divulgação: www.freepik.com

São 123 projetos contemplados em oito áreas de conhecimento; o investimento é de R$ 7,5 milhões.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) divulgou, nesta segunda-feira (29), o resultado final do Edital 03/2021 – Universal 2021. A Chamada Pública investe o maior valor já executado pela Fapes nesta modalidade de Edital:  R$ 7,5 milhões.

Com o resultado da Chamada Pública, chega ao fim a ansiedade dos pesquisadores, mestres ou doutores que submeteram seus projetos. Acesse aqui o resultado final.

O valor é oriundo do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec) em projetos de todos os segmentos da comunidade científica. Do total de recursos, 30% foram destinados aos projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições localizadas no interior do Estado.

O Edital Universal 2021 bateu recorde de submissões e recebeu 458 propostas de pesquisadores do interior do Estado e da Grande Vitória, sendo 414 devidamente habilitadas. Após todas as etapas de seleção e análise da equipe técnica da Gerência de Pesquisa e Difusão Científica da Fapes (GEPED) foram aprovadas 123 propostas e 291 ficaram na suplência.

Os contemplados terão prazo de 24 meses para executarem os seus projetos a partir da assinatura do Termo de Outorga. As pesquisadoras que se tornaram mães, até cinco anos antes da data de publicação do edital, podem receber acréscimo de um ou dois anos no período considerado para a análise da produtividade.

FAIXA

PROPOSTAS CONTEMPLADAS

PROPOSTAS DESCLASSIFICADAS

PROPOSTAS SUPLENTES

VALORES APROVADOS

R$   1.060.922,84

R$   2.815.062,14

R$   3.623.580,34

Totais

R$   7.499.565,32

Disponibilidade financeira do edital R$7.500.000,00

Quantidade de projetos selecionados por área

O Edital Fapes 03/2021 contemplou projetos de todas as oito áreas de conhecimento, definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Veja a distribuição de projetos contemplados em cada área:

1. Ciências Agrárias (97)
  2. Engenharias (76)
  3. Ciências Exatas e da Terra (69)
  4. Ciências Humanas (38)
  5. Linguística, Letras e Artes (9)
  6. Ciências da Saúde (62)
  7. Ciências Sociais Aplicadas (19)
  8. Ciências da Vida (53).

A GEPED selecionou as propostas em três faixas de titularidade conforme definidas no edital.

• Exclusiva para coordenadores (as) Mestres;
  • Exclusiva para coordenadores (as) Doutores (as), com título obtido há, no máximo, 10 anos;
  • Exclusiva para coordenadores (as) Doutores (as), com título obtido há mais de 10 anos.

Edital Universal no Interior

Estimulando a interiorização das atividades de pesquisa no Espírito Santo, 30% dos recursos financeiros disponibilizados para a Chamada Pública foram destinados, prioritariamente, a projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições localizadas fora da Região Metropolitana da Grande Vitória.

Para a definição da ordem de classificação das propostas, por faixa, também foram consideradas as áreas de conhecimento inscritas, de modo que todas as grandes áreas com propostas submetidas tivessem, ao menos, uma proposta contemplada, caso haja recurso financeiro disponível para tal.

Maternidade

Outra novidade importante do edital foi a aplicação da resolução CCAF nº 278, de 03 de dezembro de 2020, que estabelece critérios específicos de avaliação da produção técnico-científica, em razão do advento de prole. Ou seja, as pesquisadoras que se tornaram mães até cinco anos antes da data de publicação do edital podem receber acréscimo de um ou dois anos no período considerado para a análise da produtividade.

Texto: Jair Oliveira / Edição: Samantha Nepomuceno

Assessoria de Comunicação da Fapes