19/07/2021 14h48

Fapes divulga resultado final do Edital Pibices 2021

A chamada pública ofereceu 300 cotas de bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT).

Os inscritos no Edital 05/2021 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação do Espírito Santo (Pibices 2021) já podem acessar o resultado final da chamada pública. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) divulgou, nesta segunda-feira (19), a lista com as 24 propostas contempladas.

Os selecionados podem acessar a lista clicando aqui.

O Pibices 2021 investe R$ 2,1 milhões e ofereceu a concessão de cotas de bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) aos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação (Pibicti), regulamentados nas Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa (IES/P), públicas ou privadas, localizadas no Espírito Santo.

“Embora o Edital contemple os programas capixabas específicos de iniciação científica, esse investimento impacta na vida do graduando. O Edital Pibices é para aquele aluno ou aluna que tem interesse pela área científica e que encontra nessas bolsas a possibilidade de fazer um treinamento enquanto pesquisador e, assim, saber se ele quer continuar na carreira ou não. É uma etapa fundamental de decisão desse graduando. Além disso, quando esse aluno, que foi contemplado com uma bolsa de iniciação científica, decidir ir para a carreira acadêmica estará mais preparado, pois ele teve esse um ano de treinamento em que trabalhou ombro a ombro com um professor doutor que já tem atividades de pesquisa”, explicou a diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel.

O edital disponibilizou 300 cotas de bolsas de ICT e cada bolsa terá duração mínima de quatro meses e máxima de 12 meses.  A verba mensal destinada em cada bolsa é de R$ 600. Um dos maiores valores do País.

Texto: Samantha Nepomuceno

Informações à imprensa: