18/01/2016 17h52 - Atualizado em 18/01/2016 17h53

Fapes divulga relação de candidatos habilitados para o NossaBolsa com nota do Enem 2015

De um total de 14.252 candidatos inscritos, cerca de 7.000 mil estão habilitados a concorrerem às 965 vagas oferecidas pelo Programa de Bolsa Universitária NossaBolsa, do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), conforme resultado divulgado nesta segunda-feira, e disponível no site: www.nossabolsa.es.gov.br.

De acordo com o Edital Nº 07/2015, do Programa NossaBolsa, foram habilitados os candidatos que obtiveram a média aritmética de 500 pontos nas provas objetivas e, no mínimo, 450 pontos na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. Para o diretor presidente da Fapes, José Antonio Bof Buffon, o resultado divulgado nesta segunda superou as expectativas com relação aos novos critérios de habilitação pelo Enem, especialmente pela prova de redação, novidade no processo de seleção do NossaBolsa deste ano, pois, havia uma expectativa de que muitos candidatos poderiam não alcançar o mínimo exigido. “O resultado, com cerca de 50% dos candidatos habilitados, demonstra o bom nível de nossos estudantes da rede pública”, defendeu.

Próximos passos

De acordo com a diretora Administrativo-Financeira da Fapes, Maria Tereza Colnaghi Lima, a partir da divulgação dos resultados dos habilitados, os candidatos têm até a próxima quarta-feira (20) para apresentarem as documentações necessárias às Instituições de Ensino Superior (IES) onde se inscreveram. Já as IES só poderão aceitar documentações dos candidatos que obtiveram média aritmética acima de 500 pontos nas provas objetivas e 450 pontos na redação do Enem 2015.

Outra dica importante, segundo Maria Tereza Colnaghi Lima, é para os candidatos do Programa NossaBolsa que foram selecionados no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), do Governo Federal. “Os estudantes aprovados no Sisu devem formalizar a desistência no NossaBolsa, para que a vaga seja oportunizada a outro candidato”, ressalta. O comunicado pode ser feito on-line pelos e-mails: gedes@fapes.es.gov.br e asgedes3@fapes.es.gov.br.

O Programa NossaBolsa

O Programa NossaBolsa foi criado pelo Governo do Estado em 2006 e conta, atualmente, com cerca de 4.100 bolsistas em diversos cursos de graduação em faculdades particulares localizadas no Espírito Santo. Ao ano, são investidos cerca de R$ 29 milhões do Tesouro Estadual, e são priorizadas áreas estratégicas como: tecnológicas; formação de professores para o ensino fundamental e médio; saúde e ciências sociais aplicadas. O valor da bolsa pode ser de 50% a 100% da mensalidade, para famílias que possuem renda per capita de até três salários mínimos.

 

Assessoria de Comunicação Secti/Fapes

Lucyano Ribeiro – lucyano.ribeiro@secti.es.gov.br - (27) 3636.1822

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard