28/09/2016 10h52 - Atualizado em 06/10/2016 16h55

Fapes debate os caminhos para consolidar internacionalização da pós-graduação

A participação das pesquisas e da pós-graduação no cenário mundial foi o tema do Seminário realizado nessa quarta-feira (28) pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape).

O evento apresentou um panorama sobre a internacionalização da pós-graduação e os incentivos realizados no Espírito Santo.

O diretor-presidente da Fapes, José Antonio Bof Buffon, ressaltou a importância do evento. “O objetivo é mostrar a importância e evidenciar as oportunidades da internacionalização da pesquisa para elevar o nível de qualidade da nossa pós-gradução. Para elevar a presença do Brasil num contexto da produção científica mundial”.

Na palestra “Caminhos para Internacionalização da Pesquisa e da Pós-Graduação”, ministrada pelo doutor e coordenador de Internacionalização do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), Mario Neto Borges, foram apresentadas todas as oportunidades oferecidas pelo Conselho na área internacional.

“O que nós queremos é o desenvolvimento sustentável do Brasil. O país pode ser uma grande potência mundial, não só econômica, mas também científica, tecnológica, social e cultural. Para isso precisamos de investimento em educação e investimento em ciência, tecnologia e inovação. Em relação a ciência, nós temos que colocar a internacionalização como fator primordial. Quando você se associa com parceiros internacionais, a tendência é o crescimento em quantidade e qualidade, podendo buscar maior eficiência”, ressaltou.

Mário também apontou as parcerias que já são consolidadas e explicou como as ações são desenvolvidas nos países. “Reino Unido é a maior parceria estabelecida com a Confap na área internacional. Já foram investidos mais de R$100 milhões em programas de internacionalização. Outros países como França, União Europeia, Finlândia, Itália e Suíça são países em que as parcerias estão em funcionamento e há outros locais que elas estão em construção”, destacou.

A representante do Bristish Council do Reino Unido, Camila Almeida, também participou do seminário e destacou a importância dos capixabas. “O Espírito Santo tem se tornado um parceiro muito forte”, declarou.

Um dos projetos destacados por Camila foi o do professor da Ufes e Doutor, Daniel Claudio Oliveira Gomes, beneficiário do Edital Brasil/Reino Unido – Parceria doenças infecciosas negligenciadas –, que desenvolve uma pesquisa sobre a Leishmaniose.

O projeto de Daniel – apoiado pelo Fundo Newton do Reino Unido e pelo Conselho Nacional de Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) – tem investimento de R$ 386 mil da Fapes e é um estudo a uma resposta imune humana mediada por células memória durante as leishmanioses cutânea e mucocutânea.

Fapes

O evento foi finalizado com um debate sobre os apoios oferecido pela Fapes em relação a internacionalização. O debate foi conduzido pelo Diretor Técnico-Científico e de Inovação da Fapes, Doutor Rodrigo Ribeiro Rodrigues.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti)
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes)

Luana Stein
luana.stein@secti.es.gov.br