14/03/2024 10h51 - Atualizado em 14/03/2024 11h37

Fapes conquista 1º lugar no prêmio nacional de Boas Práticas de Fomento à CT&I do Confap

Foto: Ascom FAPDF

A premiação aconteceu na cerimônia de abertura do 63º Fórum Nacional Consecti & Confap, em Brasília.

A noite dessa quarta-feira (13) foi especial para Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). A Fapes foi premiada em 1º lugar na categoria “Gestão e Desenvolvimento Organizacional do prêmio nacional Boas Práticas em Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A premiação aconteceu durante a cerimônia de abertura do 63º Fórum Nacional Consecti & Confap, em Brasília.

A Fapes conquistou o 1º lugar com o trabalho executado pela Comissão Interna de Diversidade da Fundação, que atua na consultoria e apoio as ações da Fapes de combate a discriminações referentes a temas ligados à diversidade.

“Para nós, é uma alegria muito grande receber esse reconhecimento. A Comissão de Diversidade da Fapes faz um trabalho fundamental ao trazer temas que, por muitas vezes, são delicados e difíceis de serem trabalhados, mas sempre de forma informativa e leve, por meio de jornais e palestras. A Comissão está de parabéns pelo excelente trabalho e agradeço ao Confap pelo reconhecimento”, destacou o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão, que participou da cerimônia.

A Fapes foi premiada pelo Confap com certificado e troféu de 1º lugar na categoria Gestão e Desenvolvimento Organizacional.

A Comissão Interna de Diversidade da Fapes

Instituída em julho de 2021, a Comissão tem o objetivo de prestar consultoria e apoiar as ações da Fapes no que tange aos direitos fundamentais, às políticas afirmativas e à diversidade, combatendo discriminações por raça/cor, gênero, renda e deficiência.

No primeiro ano de trabalho, a Comissão deu início a ações internas com a primeira versão da pesquisa sobre o conhecimento de diversidade dos colaboradores da Fapes. Em 2022, a Comissão apoiou as ações afirmativas do Edital SEEDES e em 2023 uma nova pesquisa interna sobre o perfil dos trabalhadores da Fundação e conhecimento sobre temas relativos à diversidade foi realizada.

Ainda em 2023, a Comissão trabalhou um calendário de ações de conscientização de acordo com datas comemorativas relacionadas à diversidade e com o resultado da última pesquisa. “Tivemos ações afirmativas durante todo o ano de 2023 e em cada mês lançamos uma edição do Jornal da Diversidade ligado ao tema de uma palestra para que os trabalhadores da Fapes pudessem aprofundar seus conhecimentos nos tópicos ligados à diversidade. Além de oficinas práticas para que os colaboradores pudessem aprender ainda mais”, pontuou Samantha Nepomuceno, assessora de comunicação da Fapes e coordenadora da Comissão.

“Para 2024, já traçamos um novo calendário de ações que foi iniciado em janeiro e tem ações previstas até dezembro, sempre com objetivo de conscientizar os funcionários sobre todas as temáticas que envolvem a diversidade”, frisou Samantha Nepomuceno.

O 63º Fórum Nacional Consecti & Confap

Brasília (DF) recebe nos dias 13, 14 e 15 de março de 2024, o 63º Fórum Nacional Consecti & Confap. O evento reúne secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, presidentes e equipes técnicas das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), e promove o diálogo com entidades e agências de fomento à CT&I federais e internacionais sobre temas prioritários da política científica e tecnológica brasileira.

A 63ª edição do Fórum é realizada pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).

*Com informações do Confap

Texto: Samantha Nepomuceno

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard