04/11/2021 16h34 - Atualizado em 04/11/2021 16h43

Fapes compõe comitiva que acompanha governador do Estado na COP-26, na Escócia


Estão sendo apresentadas as ações do Espírito Santo para o enfretamento dos impactos das mudanças climáticas e a atuação do Consórcio Brasil Verde.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), por meio da diretora-presidente, Cristina Engel, foi convidada para compor a comitiva que acompanha o governador do Estado, Renato Casagrande, na 26° Conferência das Nações Unidas para a Mudança Climática (COP-26), em Glasgow, na Escócia.

O governador apresentou, nos primeiros dias do evento, as ações do Espírito Santo para o enfretamento dos impactos das mudanças climáticas e a atuação do Consórcio Brasil Verde, que é composto por 22 governadores e conta com o Renato Casagrande como presidente, eleito por unanimidade.

A diretora-presidente da Fundação atua como secretária Executiva do Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas (FCMC), em que o governador é o presidente. Na COP-26, Cristina Engel, além de prestar assessoria ao governador, também está envolvida na busca de informações, visando a incrementar as ações específicas no Estado, como, por exemplo, os aspectos relacionados à energia, ao mercado de carbono, entre outros. A diretora-presidente também busca a articulação com grupos de interesse para os temas relacionados ao plano Race To Zero.

Segundo Cristina Engel, esse plano é uma campanha global e trabalha na criação de ações para o alcance da emissão zero de carbono. “Junto do governador, também estamos trabalhando na implantação desse plano no Espírito Santo. É importante ressaltar que o governador tem apoiado muitas das suas estratégias para a redução dos impactos ao enfrentamento das mudanças climáticas no conhecimento científico”, afirmou.

Ainda de acordo com a diretora-presidente, o Governo do Estado defende Ciência como produtora de conhecimento para a elaboração e aperfeiçoamento das políticas públicas. “O governador tem contado com o auxílio de pesquisadores para poder tomar as decisões relacionadas a elaboração do Plano Estadual de Mudanças Climáticas, além de contar também com representantes do próprio Governo e da sociedade”, comentou.

Texto: Samantha Nepomuceno

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Jair Oliveira
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard