28/06/2022 12h03 - Atualizado em 28/06/2022 12h08

Fapes comemora 18 anos em evento que marca investimentos em CT&I capixaba

Foto: Edney Souza

Solenidade aconteceu na véspera da data de criação da Fundação, na última sexta-feira (24),

O mês de junho é especial para a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo, a Fapes. No dia 25 de junho de 2004, por meio da Lei Complementar nº 290, a Fundação foi criada pelo Governo do Estado. Em 2022, a Fundação completou seu 18º ano de existência e, para celebrar a data, realizou um evento na última sexta-feira (24), em Vila Velha.

Representantes de instituições parceiras, academias, setor produtivo e do Governo do Estado estiveram presentes na cerimônia. O governador Renato Casagrande também prestigiou a comemoração e destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Fapes para o incremento do ecossistema capixaba de ciência, tecnologia e inovação.

“São 18 anos em que nós conseguimos consolidar uma instituição respeitada e reconhecida no Brasil todo. Aproveito a oportunidade para reafirmar o compromisso do Governo do Estado em continuar fazendo investimento em ciência, em pesquisa, na inovação e na articulação entre as instituições para que o nosso Estado se torne referência em base tecnológica avançada e com inovação sempre presente, além de incentivo à pesquisa e à ciência”, salientou Renato Casagrande.

O governador também comentou sobre como a organização do Estado permite que o trabalho desenvolvido se torne referência em diferentes frentes. “Podemos ser uma referência importante dentro de um modelo de desenvolvimento que seja inclusivo e permita que o Espírito Santo seja não só consumidor de tecnologia, mas também provedor de tecnologia. Para isso, temos que investir na área da pesquisa para que os pesquisadores capixabas trabalhem com incentivo e, o principal, com reconhecimento. Parabéns para todos os servidores, colaboradores e parceiros da Fapes! A Fundação promove um trabalho fundamental para o desenvolvimento do Estado”, disse.

De 2004, ano de criação da Fundação, até 2022 muita coisa aconteceu. No dia 04 de outubro de 2021, a Lei Complementar nº 978 atualizou a legislação da Fapes e consolidou a Diretoria de Inovação junto da Diretoria Executiva da Fundação. Além de várias outras decisões importantes para manter a Fapes sempre atuante em todas as questões de fomento ao ecossistema de CT&I capixaba.

A diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel, comentou a experiência com a Fundação como pesquisadora no Estado.“Sou professora e pesquisadora e a Fapes sempre teve uma importância muito grande na vida do pesquisador capixaba. Falo isso com propriedade, porque eu mesma já fui beneficiária de editais de fomento à pesquisa. E, nesses últimos anos, a Fundação assumiu um papel fundamental nesse apoio. Um percentual muito grande de pesquisas, hoje, é financiado única e exclusivamente pela Fapes e isso é, certamente, um conforto para o pesquisador do Espírito Santo”, afirmou Cristina Engel.

“Um forte exemplo de investimento do nosso Governo do Estado na CT&I são os valores oferecidos pela Fapes nas bolsas para os pós-graduandos. Enquanto os valores das bolsas estão congelados no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, nós ampliamos os nossos valores de bolsa de mestrado, doutorado e pós-doutorado, colocando o Estado a frente no Brasil. E isso é uma demonstração da importância que essa gestão dá para o incentivo a formação de recursos humanos e, com isso, para a área da pesquisa científica, tecnológica e de inovação capixaba”, pontuou a diretora-presidente.

Participaram do evento os secretários de Estado do Governo, Álvaro Duboc; da Educação, Vitor de Angelo; da Cultura, Fabrício Noronha; além dos subsecretários de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), Denio Arantes; de Educação Profissional da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), Solange Maria Batista de Souza; do Tesouro Estadual da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Bruno Pires Dias; e o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho.

Alcance da Fapes em 18 anos de atuação no ecossistema de CT&I capixaba

Há 18 anos a Fundação investe em ações e programas para o desenvolvimento da Pesquisa, Ciência, Tecnologia e Inovação para geração e difusão do conhecimento no Espírito Santo. Em 2005, o primeiro ano de criação da Fundação, o valor investido foi de aproximadamente R$ 4 milhões. Já em 2021, esse valor subiu para mais de R$ 95 milhões e a expectativa para 2022 é de que R$ 110 milhões sejam investidos em ações de fomento.

Somando toda trajetória da Fapes, de 2005 até 2021, R$ 813 milhões foram disponibilizados pela Fundação, por meio do Governo do Estado. Ao todo, mais de 15 mil bolsistas; 8,2 mil projetos de pesquisa; e 1,2 mil empresas já foram beneficiadas pelo trabalho desenvolvido pela Fundação. Além do Programa Nossa Bolsa, em que mais de 19 mil capixabas já foram contemplados com bolsas de estudo para realizar a graduação.

A Fapes é uma autarquia vinculada à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides). Conheça a história da Fundação no link: https://fapes.es.gov.br/historia

Texto: Samantha Nepomuceno

Informação à Imprensa: