19/12/2023 16h55

Fapes apoia startup que criou aplicativo de apoio e orientação de saúde mental

A startup tem apoio de dois editais ofertados pela Fapes, o Apoio aos Cluster de Inovação Capixaba e o Tecnova II. 

O apoio oferecido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) tem gerado resultados positivos e de impacto na vida do cidadão. Pela participação em dois editais de fomento à inovação abertos pelo Governo do Estado, por meio da Fapes, a startup Prontualize criou um aplicativo cujo o objetivo é fazer o mapeamento e a prevenção em saúde mental para empresas. O App foi destaque no Inova Serra, onde conquistou o 1º lugar no ciclo de aceleração com a apresentação do pitch da startup que conta com o apoio financeiro dos editais da Fapes 02/2021 - Tecnova II e 26/2022 - Apoio aos Clusters de Inovação Capixaba. 

O fundador da Prontualize, Rodiney Pereira da Silva, comemora o destaque no Inova Serra e associa a conquista ao apoio recebido do Governo do Estado. “Estamos felizes com essa conquista que representa uma longa jornada de desenvolvimento e aprimoramento, isso também é um reflexo dos investimentos feitos pela Fapes por meio dos editais de inovação”, declarou Silva. 

A Prontualize atua por intermédio de mensagens de textos e conversas interativas tanto pela Alize, que é uma inteligência artificial integrada ao aplicativo que atende via chat, quanto pelos profissionais da Psicologia que prestam atendimentos via videochamada ou presencialmente, com foco nos cuidados com a saúde mental e bem-estar. Na plataforma também são disponibilizados vídeos com técnicas para diminuir a ansiedade, o estresse e para meditação.  

“Todas as informações e mensagens que os consumidores fornecem geram indicadores que as empresas e os gestores podem usar para traçar planos de melhoria para evitar um problema maior. Então, por exemplo, se foi falado que a qualidade de sono está ruim, nós vamos promover ações para melhorar o sono dos usuários e também daquele grupo de funcionários que estão utilizando o aplicativo”, explicou o fundador.  

Para o diretor de inovação da Fapes “a fundação se sente realizada quando investe em um projeto e o resultado é benéfico para toda a sociedade”. A startup foi contemplada em dois editais da Fundação com projetos distintos intitulados “Plataforma Lize - Conversar Faz Bem - Plataforma de mapeamento e prevenção em saúde mental, para você e sua empresa” no Edital Tecnova II e “Prontualize - Saúde Mental no Ambiente Escolar - Através da solução tecnológica, promove o bem-estar e cuidado da saúde emocional de crianças, jovens e adultos”, no Edital Apoio aos Clusters de Inovação Capixaba. 

Os editais de inovação da Fapes 

Voltado para projetos de inovação em fase de tração ou escala, o Tecnova oferece recursos financeiros para o desenvolvimento de produtos, bens, serviços ou processos inovadores que envolvam riscos tecnológicos associados a oportunidades de mercado e que estejam relacionados aos setores econômicos estratégicos para as políticas estaduais e federais. A 3ª edição do Programa está prevista para o 1º semestre de 2024.

O Edital Cluster é focado na promoção da competitividade dos clusters econômicos do interior do Espírito Santo. O edital oferece recursos financeiros para o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios vividos pelos governos e empresários locais. A chamada pública atende a projetos em fase de ideação à operação, e o próximo edital está previsto para 2024.

Texto: Samantha Nepomuceno e Rafaela Aguiar 

Informação à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Fapes

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1867

comunicacao@fapes.es.gov.br 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard