19/07/2023 17h03

Fapes apoia projeto que usa acupuntura para tratamento cardíaco em mulheres na menopausa

Foto Divulgação: Freepik

O projeto foi selecionado no Edital 12/2022 – Universal de Extensão e recebeu, aproximadamente, R$ 50 mil para ser desenvolvido.

Melhorar a saúde cardíaca de mulheres que estão na menopausa. Esse é o objetivo principal de um projeto de pesquisa desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Campus Vitória, que conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O estudo, já em fase de testes, é intitulado “Efeitos do tratamento com acupuntura na hipertensão arterial e marcadores de stress oxidativo sobre a evolução das doenças cardiovasculares em mulheres na menopausa” e está sob a coordenação da doutora em Ciências Fisiológicas Glaucia Abreu.

Os testes foram iniciados há quatro semanas e o diferencial do projeto, de acordo com a coordenadora, são os benefícios do tratamento com a acupuntura no sistema cardiovascular das mulheres que estão na menopausa. “Sabemos que já existem projetos que demonstram benefícios para mulheres na menopausa, mas o que nós queremos apontar é que esses benefícios também melhoram o sistema cardiovascular dessas mulheres. Ao melhorar os sintomas, talvez, essa técnica possa também diminuir os fatores de risco que surgem nesta época da vida? Ainda não temos essa resposta e é o que queremos descobrir, a partir do estudo prático do projeto que ainda está no começo”, explicou Glaucia Abreu.

O projeto foi selecionado no Edital 12/2022 – Universal de Extensão, lançado de forma inédita pela Fapes e recebeu, aproximadamente, R$ 50 mil para ser desenvolvido por um ano. “O financiamento inicial que este projeto teve da Fapes foi ótimo para dar a largada e iniciar as pesquisas, apesar de ser um projeto que tende a necessitar de novos financiamentos. Ainda assim, os estímulos e o fomento inicial da Fundação foram essenciais”, comentou a pesquisadora.

O estudo vai utilizar a acupuntura como um possível aliado no tratamento de mulheres que desenvolvem doenças cardiovasculares no período da menopausa, que se caracteriza não só pela falta de controle da ovulação e a capacidade reprodutiva, mas que também vem acompanhado de muitas modificações psíquicas e orgânicas. Nesta fase, também surge outros tipos de doenças, como obesidade, diabetes e hipertensão, que estão relacionadas diretamente com doenças cardiovasculares. Para isso, a pesquisa pretende atender e acompanhar 80 pacientes do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), divididos em dez grupos, tendo, cada paciente, 20 minutos de sessão, em que serão analisados os impactos na saúde de cada.

“Nós queremos reforçar as políticas públicas da saúde, reforçar os agentes que pensam nessas políticas e mostrar a necessidade de expandir a técnica de acupuntura neste momento especifico da vida em que as doenças cardiovasculares trazem tantos problemas, inclusive, o óbito”, afirmou a coordenadora do estudo, Glaucia Abreu.

Para o diretor de Inovação da Fapes, Elton Moura, o projeto reforça a importância de se investir na extensão capixaba. “A área de extensão é fundamental para o desenvolvimento da pesquisa inovadora, por englobar um ramo de estudo que resolve problemas reais da sociedade, como é o caso deste projeto, além de despertar a vocação científica na vida dos graduandos. Nos projetos de extensão, eles têm a oportunidade de ter um contato mais aprofundado com a pesquisa científica e com a inovação”, declarou.

A acupuntura

A acupuntura é uma técnica terapêutica desenvolvida em uma cultura oriental, que consiste na estimulação de pontos específicos do corpo, com o objetivo de atingir um efeito terapêutico que já apresenta resultados promissores, entre as práticas complementares não medicamentosas sobre uma série de patologias que acometem a população, especificamente sobre doenças cardiovasculares.

O Edital Universal de Extensão

Lançado em 2022, o Edital Universal de Extensão foi uma iniciativa inédita da Fapes para apoiar financeiramente projetos de extensão que contribuíssem para o desenvolvimento socioambiental e/ou econômico das diferentes microrregiões capixabas.

Instituições de Ensino Superior e/ou de pesquisa localizadas no Espírito Santo, com atividades de extensão regulamentadas, puderam inscrever propostas de diferentes áreas de conhecimento. Foram disponibilizados R$ 5 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec) para financiar os projetos contemplados.

Mais de 270 propostas foram submetidas na chamada pública e, dessas, 104 foram contratadas. O Edital tem como objetivo promover a formação de recursos humanos em projetos de extensão desenvolvidos em ambientes sociais e produtivos reais, valorizando a integração curricular com os cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação das instituições de ensino localizadas no Espírito Santo.

Texto: Samantha Nepomuceno e Rafaela Aguiar

Informação à Imprensa: