20/02/2017 14h45 - Atualizado em 03/03/2017 15h06

Fapes apoia bolsistas no FameLab 2017

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo, participa do Famelab 2017. Lançado em 2004 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, o FameLab busca aproximar cientistas da população e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação entre pesquisadores. As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de março no site www.famelab.com.br.

A chamada é lançada em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o Conselho Britânico e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

O FameLab tem como objetivos principais: promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e da abordagem de temas científicos do dia a dia da sociedade; e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação, em especial a habilidade oral.

Os candidatos devem enviar o registro em vídeo da sua comunicação com, no máximo, de 3 minutos de duração. A qualidade do vídeo não é um critério de seleção. O importante é que as apresentações sejam dinâmicas, cientificamente corretas e muito claras.

Quem pode participar

Podem se inscrever no FameLab Brasil bolsistas de Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado, com bolsa vigente até o dia 30 de junho de 2017 ou data posterior, nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas e Engenharias, fluentes em Português e Inglês, das seguintes agências:

CNPq, independente da Unidade da Federação;

FAPESP (bolsistas que estejam com a bolsa no país interrompida não são elegíveis);

Das seguintes Fundações de Amparo à Pesquisa filiadas ao CONFAP:

• FAPEG (Goiás);
  • FAPEMA (Maranhão):
  • FAPEMIG (Minas Gerais);
  • FAPES (Espírito Santo);

Os bolsistas que são elegíveis para participar são apenas os da FAPES; A FAPES apoiará a participação de bolsistas de pós-graduação com Mestrado e Doutorado.

• FAPESC (Santa Catarina);
  • FAPITEC (Sergipe);
  • FAPT (Tocantins);
  • Fundação Araucária (Paraná).

As questões relacionadas à esta Chamada de Propostas devem ser direcionadas para contato@britishcouncil.org.br.

A chamada está publicada em: www.fapes.es.gov.br

Fernanda Magalhães