14/03/2023 10h39 - Atualizado em 14/03/2023 10h40

Fapes aderiu à 1ª Chamada Transnacional Conjunta da Economia Azul Sustentável e vai apoiar projetos capixabas

Foto Divulgação: Freepik

A Fundação vai apoiar dois projetos do Estado com auxilio de 50 mil euros para cada.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) aderiu à 1ª Chamada Transnacional Conjunta lançada pela Economia Azul Sustentável, apoiada pelo Concelho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e cofinanciada pela União Europeia. A 1ª Chamada atua no âmbito do Programa-Quadro de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia, Horizon Europe.

O edital tem por objetivo apoiar projetos colaborativos e transnacionais de pesquisa e inovação, abordando uma das cinco áreas prioritárias:

  • Planejamento e gestão de usos do mar em nível regional;
  • Desenvolvimento de infraestruturas marinhas offshore multiuso, para apoiar a economia azul;
  • Alimentos marinhos neutros para o clima, ambientalmente sustentáveis e eficientes em termos de recursos;
  • Transição verde da produção de alimentos marinhos;
  • Casos de teste de Gêmeos Digitais do Oceano (Digital Twins of the Ocean – DTOs) nas bacias marítimas da União Europeia e no Oceano Atlântico.

A parceria tem o objetivo de impulsionar a transformação necessária para uma economia azul neutra e sustentável em termos de clima, produtividade e competitividade até 2030, criando e apoiando as condições para um oceano sustentável para as pessoas até 2050.

Até o momento, participam da chamada conjunta 37 instituições de fomento de 24 países, além da Comissão Europeia, são eles: Bélgica, Brasil, Chipre, Dinamarca, Estônia, Ilhas Faroé, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Holanda e Turquia.

No Espírito Santo, a Fapes vai apoiar até dois projetos da Chamada com um valor máximo de até 50 mil euros cada. Os consórcios devem incluir um mínimo de três parceiros, de três países diferentes, que participem da chamada. Os projetos aprovados terão duração de até 36 meses.

O proponente deverá atender a todos os critérios de elegibilidade disposto na Chamada Transnacional Conjunta, bem como os que são exigidos pela Fapes, de acordo com as diretrizes da Fundação. São eles:

Os proponentes, que serão os coordenadores, devem ter titulação mínima de doutor e estar em exercício efetivo da atividade de pesquisa, desenvolvimento ou inovação na Instituição Executora do projeto, a qual deve ser uma Instituição de Ensino Superior ou Pesquisa, pública ou privada, localizada no Estado.

Submissão:

As propostas deverão ser submetidas no portal da Chamada Transnacional Conjunta da Parceria de Economia Azul Sustentável 2023-2024, no site: https://www.bluepartnership.eu

Cronograma:

  • Prazo da submissão da pré-proposta: 14 de abril de 2023
  • Prazo para submissão de proposta completas: 13 de setembro de 2023
  • Prazo para início dos projetos: a partir de 1 de fevereiro de 2024 até 31 de maio de 2024

 

Mais informações

Questões gerais e técnicas sobre a chamada podem ser esclarecidas com o Ponto de Contato Nacional do CONFAP: Elisa Natola (elisa.confap@gmail.com )

Informações sobre busca de parceiros para a Chamada Transnacional Conjunta Parceria de Economia Azul Sustentável (Sustainable BlueEconomy Partnership) 2023- 2024 podem ser obtidas no site: https://proposals.etag.ee/sustainableblue/2023/partner-search.

Esclarecimentos quanto às diretrizes específicas da Fapes poderão ser obtidas por meio do endereço eletrônico parcerias@fapes.es.gov.br

O que é a Parceria de Economia Azul Sustentável?

A Parceria de Economia Azul Sustentável é cofinanciada pela União Europeia, no âmbito do Programa-Quadro de Pesquisa e Inovação Horizon Europe, e constitui uma rede de 60 instituições parceiras de 25 países e da Comissão Europeia que permite um esforço sem precedentes para congregar investimentos em pesquisa e inovação e alinhar programas nacionais à escala Pan-Europeia, tendo em consideração a bacia marítima (Mediterrâneo, Mar Negro, Báltico e Mar do Norte) e a dimensão do Oceano Atlântico. São previstos investimentos na ordem de 450 milhões de euros ao longo de sete anos.

Além de apoiar as iniciativas da Parceria de Economia Azul Sustentável, o Confap apoia a Aliança de Pesquisa & Inovação do Oceano Atlântico, que reúne diversos países que são banhados pelo Oceano Atlântico, com o objetivo de fortalecer a cooperação para a pesquisa científica, tecnológica e a inovação. Com a finalidade de ampliar as discussões sobre a Aliança e destacar as ações de cooperação em prol do Oceano Atlântico foi lançado em 2022 o Podcast All-Atlantic Talks, para ouvir todos os episódios acesse o link.

Com informações do Confap

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard