23/03/2022 18h16 - Atualizado em 23/03/2022 18h17

Fapes adere a duas chamadas públicas internacionais e vai apoiar pesquisas capixabas em parceria com Austrália e Bélgica

Foto Divulgação: freepik.com

Projetos selecionados terão prazo de vigência de até 24 meses e apoio pode abranger despesas com passagens e diárias.

Com o objetivo de apoiar a colaboração científica em projetos conjuntos de pesquisa entre o Espírito Santo e os países Austrália e Bélgica, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) aderiu a duas chamadas públicas internacionais, por meio da parceria firmada entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e entidades de pesquisa dos países.

São as chamadas Confap & Wallonie Bruxelles International (WBI) – Bélgica 2022 e Confap e Australian Department of Education, Skills and Employment (DESE). Em ambas, a Fapes vai apoiar a execução de projetos capixabas por meio de investimento financeiro.

A Chamada Confap & Wallonie Bruxelles International (WBI) – Bélgica 2022

A Chamada Confap & WBI é destinada a projetos conjuntos de Pesquisa & Inovação entre o Brasil e a Bélgica e foi lançada no âmbito do Memorando de Entendimento, assinado em setembro de 2020, pelo Confap e a WBI, para a Cooperação Acadêmica e Científica entre a região da Valônia-Bruxelas (Bélgica) e o Brasil.

A chamada tem por objetivo apoiar projetos conjuntos de Pesquisa & Inovação, missões, mobilidade de pesquisadores, seminários e publicações, nas seguintes áreas:

• Materiais Circulares;
  • Inovação em Saúde;
  • Inovações para Produção e Projetos ágeis e seguros;
  • Sistemas de Energia e Ambientes Sustentáveis;
  • Gestão ambiental inovadora e Cadeias Agroalimentares;
  • Transporte e logística, Aeronáutica e Espaço;
  • Tecnologias Digitais.

Projetos de pesquisa elegíveis devem contemplar as regras de elegibilidade do lado brasileiro, no caso dos projetos capixabas, via as diretrizes da Fapes, e do lado belga, via Wallonie-Bruxelles International (WBI), (consulte aqui).

A Fapes vai apoiar um projeto do Espírito Santo no valor máximo de R$ 169.724,15, com recursos oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec). O projeto selecionado terá o prazo de vigência de até 24 meses e o apoio financeiro poderá abranger despesas com passagens e diárias para missões científicas envolvendo o projeto, observando as respectivas regulamentações disponíveis na Resolução nº 217/2018.

As submissões podem ser feitas até o dia 11 de maio, por meio da plataforma do Confap (www.wbi.confap.org.br), após o preenchimento do formulário de submissão de propostas (disponível para download clicando aqui).

O Confap assinou, no final do ano de 2020, o Memorando de Entendimento (MoU) entre o Conselho e a Australian Department of Education, Skills and Employment (DESE), que viabiliza atividades que motivam pesquisadores australianos e brasileiros a atuarem em projetos de pesquisa, e a mobilidade de pesquisadores, alunos de pós-doutorado e alunos de pós-graduação (incluindo doutorado e mestrado) entre os países (quando for autorizado a mobilidade pelas autoridades sanitárias de ambos os países em razão da pandemia da Covid-19).

O memorando também permitiu a realização de seminários, workshops e publicações para promover os resultados das atividades conjuntas e a preparação e coordenação de outras atividades que possibilitem o intercâmbio científico entre o Brasil e a Austrália.

A Chamada Confap e Australian Department of Education, Skills and Employment (DESE) está aberta e a Fundação capixaba aderiu à parceria. De acordo com as diretrizes da Fapes para participação na chamada, o projeto de pesquisa ou atividade submetido deve ser aprovado por um fundo de pesquisa ou Universidade australiana reconhecida pelo DESE. Os coordenadores capixabas devem enviar um e-mail ao Confap, com o intuito de verificar o apoio da Fapes.

A Fapes vai apoiar até dois projetos no valor máximo de 25 mil AUD (dólares australianos) cada, equivalente ao valor total de R$ 199.665,00. O recurso é oriundo do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (FUNCITEC). Os projetos selecionados terão prazo de vigência de até 24 meses e o apoio financeiro da Fapes poderá abranger despesas com passagens e diárias, observando as respectivas regulamentações disponíveis na Resolução Nº 218/2018.

As submissões podem ser feitas até o dia 13 de dezembro de 2025.

SERVIÇO:

- Chamada Confap & Wallonie Bruxelles International (WBI) – Bélgica 2022: submissões até 11/05/2022

- Chamada Confap e Australian Department of Education, Skills and Employment (DESE): submissões até 13/12/2025

Texto: Samantha Nepomuceno / Com informações do Confap

Assessoria de Comunicação da Fapes