16/11/2021 12h28 - Atualizado em 16/11/2021 15h32

Fapes adere à Chamada Transnacional Conjunta destinada à proteção da biodiversidade e dos ecossistemas terrestres e marítimos

Foto Divulgação: freepik.com

No Espírito Santo, a Fapes destina 99 mil euros para apoiar três projetos científicos.

Mais investimento na pesquisa capixaba. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) aderiu, junto ao Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), à Chamada Transnacional Conjunta, destinada à proteção da biodiversidade e dos ecossistemas terrestres e marítimos.

É a Chamada Biodiversa+, parceria co-financiada para a biodiversidade desenvolvida em conjunto pela BiodivERsA e a Comissão Europeia. O edital é a primeira chamada transnacional no âmbito do programa de financiamento à pesquisa e inovação Horizon Europe (2021-2027).

No Espírito Santo, a Fapes destina 99 mil euros para apoiar instituições e pesquisadores capixabas que atendam às especificações gerais da chamada. Ao todo, três projetos serão apoiados no Estado com o valor de 33 mil euros cada, conforme itens financiáveis da Resolução CCAF 217/2018.

Para acessar as diretrizes específicas da Fapes, visando à participação na chamada, é só clicar aqui.

O proponente deverá atender a todas os critérios de elegibilidade dispostos na Chamada Biodiversa+ (2021-2022), bem como os que são exigidos pela Fundação, definidos na Resolução CCAF 129/2015:

  • Ser o coordenador do projeto;
  • Ter titulação mínima de doutor;
  • Estar em exercício efetivo da atividade de pesquisa, desenvolvimento ou inovação em Instituição de Ensino Superior ou Pesquisa, pública ou privada, localizada no Espírito Santo;
  • Não estar cursando a pós-graduação ou estágio pós-doutoral fora do Estado;
  • Ter vínculo na Instituição executora, do tipo empregatício por prazo indeterminado, se ativo; ou por termo de adesão ao serviço voluntário, se aposentado;
  • Ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes;
  • Ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente;
  • Estar adimplente junto à Fapes.

De acordo com a Chamada Transnacional, todos os ambientes (terrestre, de água doce e marinho) serão elegíveis e a Biodiversa+ vai financiar projetos focados nos seguintes temas:

  • Identificação de áreas de conservação prioritárias e implantação de redes ecológicas eficazes e resilientes, para o aumento da proteção baseada em espécies e preservação da diversidade genética;
  • Benefícios e custos da biodiversidade e proteção do ecossistema: sinergias e compensações;
  • Gestão eficaz e governança equitativa para entrega de resultados de conservação.

Equipes de pesquisadores serão convidadas a formar consórcios de pesquisa transnacionais, com parceiros elegíveis de, no mínimo, três países participantes da chamada, incluindo, no mínimo, dois parceiros de Estados-Membros da União Europeia ou países associados ao Horizon Europe.

A Chamada Transnacional

Com o orçamento global estimado em 40 milhões de euros, de 45 agências e instituições de fomento à CT&I sediadas em 33 países, a chamada Biodiversa+ (2021-2022) “European Biodiversity Partnership” é destinada à proteção da biodiversidade e dos ecossistemas terrestres e marítimos.

No Brasil, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), por meio das Fundações, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) apoiam a iniciativa e vão financiar instituições e pesquisadores brasileiros que atendam às especificações gerais da chamada.

Serviço:

Chamada Transnacional Biodiversa+ (2021-2022): clique aqui e leia a matéria do Confap na íntegra

Diretrizes Fapes: clique aqui e leia na íntegra

- Site para submissão das propostas: https://www.biodiversa.org/1772

- Prazo para envio das propostas resumidas: 30/11/2021

- Prazo para envio das propostas completas: 14/04/2022

- Início dos projetos aprovados: de dezembro de 2022 até abril de 2023

Mais informações: 

- Questões gerais e técnicas sobre a chamada podem ser esclarecidas com o Ponto de Contato Nacional do Confap: Elisa Natola (elisa.confap@gmail.com).

- Questões sobre as diretrizes da Fapes: parcerias@fapes.es.gov.br 

Texto: Samantha Nepomuceno / Com informações do Confap

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Jair Oliveira
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard