02/10/2024 14h17 - Atualizado em 07/10/2024 17h07

Fapes adere à chamada internacional para fomentar pesquisas científicas entre o Espírito Santo e a Itália

Foto Divulgação: Freepik

A Fundação vai apoiar dois projetos capixabas com até 50 mil euros para cada por meio de adesão à Chamada Confap & MAECI 2024. 

Mais oportunidades para os pesquisadores do Estado! A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) aderiu à chamada internacional que tem por objetivo apoiar projetos conjuntos de pesquisa entre Brasil e Itália. A chamada é uma parceria do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) com o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (MAECI). No Espírito Santo, a Fapes vai ajudar financeiramente dois projetos de pesquisa científica e tecnológica.  

O objetivo da chamada é apoiar projetos conjuntos de pesquisa científica e tecnológica entre os países Brasil e Itália. O lançamento do edital aconteceu no âmbito do Memorando de Entendimento (MoU) assinado pelo Confap e pelo MAECI em 30 de julho do ano de 2019 para cooperação entre os países. As submissões no edital podem ser realizadas até o dia 23 de outubro.  

No Espírito Santo a Fapes aderiu à chamada e vai apoiar até dois projetos capixabas até 50 mil euros para cada, oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec). Após a submissão o proponente terá um prazo de 36 meses para finalização do projeto. As propostas deverão ser submetidas ao Confap por meio do link: https://sistema.confap.org.br 

A chamada vai apoiar os projetos das seguintes áreas: 

  • Matemática e Inteligência artificial
  • Energias Renováveis  
  • Biodiversidade e suas implicações bioeconômicas 
  • Doenças infecciosas na perspectiva One Health
  • Agricultura Sustentável 
  • Física da Matéria e materiais Avançados 
  • Ciências Astronômicas e Espaciais 

Quem pode inscrever propostas no edital? 

O coordenador do projeto deve ter titulação de doutor ou de mestre ou ter experiência técnica aprovada, estar em exercício efetivo da atividade de pesquisa, desenvolvimento ou inovação em Instituição de Ensino Superior ou Pesquisa, pública ou privada, localizada no Espírito Santo e estar adimplente com a Fapes. Acesse as diretrizes da Fapes para participação para saber mais: clique aqui. 

SERVIÇO:  

Adesão da Fapes à chamada internacional Confap & MAECI 2024: 

Texto de Rafaela Aguiar com informações do Confap

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Fapes

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1867

comunicacao@fapes.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard