19/03/2018 12h12 - Atualizado em 19/03/2018 14h47

Fapes abre oportunidades para pesquisadores e incubadoras

O Espírito Santo se destaca cada vez mais na área científica, tecnológica e de inovação, com o impulso dado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), por meio dos editais lançados nos últimos anos, de pesquisas, bolsas para formação de recursos humanos e divulgação científica, além do apoio a projetos e programas na área de inovação, inclusive empresas para o setor produtivo. E, para continuar incentivando: a ciência e a tecnologia, a Fapes divulga a abertura de três novos editais “Apoio a incubadoras”, “Participação em eventos técnico-científicos e “Organização de eventos técnico-científicos”.

O objetivo é fomentar o desenvolvimento da pesquisa e de empresas, e proporcionar aperfeiçoamento e conhecimento científico aos pesquisadores. Somente este ano, serão lançados mais de 20 editais pela Fundação, a fim de proporcionar aprendizados e gerar pesquisas importantes em benefício da sociedade.

De acordo com o diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon, as chamadas públicas reforçam a estratégia da instituição de apoiar a infraestrutura tecnológica do Estado. “O edital de apoio a incubadoras é o segundo lançado até hoje pela Fundação, e visa estimular a criação de novas incubadoras e também fortalecer a rede já existente. Com a melhoria da situação orçamentária, estamos lançando os editais de participação e organização de eventos, pois acredito que o Estado está vivendo um momento estimulante e promissor, e vários encontros de âmbito nacional e internacional estão sendo pautados aqui”, destacou.

Editais

Voltada para instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, a chamada pública “Apoio a incubadoras” tem o propósito de auxiliar a criação de novas incubadoras de empreendimentos sediados no estado, e tornar algumas delas âncoras, a fim de profissionalizar cada vez mais a atividade. Para participar, as instituições interessadas devem submeter uma proposta até o dia 22 de abril no portal da Fapes.

Já as chamadas “Participação em eventos técnico-científicos” e “Organização de eventos técnico-científico” são voltadas para pesquisadores que desejam divulgar e ampliar seus conhecimentos participando ou realizando eventos científicos de curta duração (feiras, jornadas científicas, workshops, congressos, etc), entre o dia 1º de junho até o dia 31 de dezembro de 2108. As propostas devem ser inscritas até o dia 16 de abril, também no site da Fundação.

Mais informações sobre cada edital, submissões de propostas, e contato para dúvidas estão disponíveis no site www.fapes.es.gov.br .

Informações à imprensa

Fernanda Magalhães/Palloma Spala

comunicacao@fapes.es.gov.br

55 27 3636-1867

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard