09/12/2021 10h53 - Atualizado em 09/12/2021 12h02

Fapes abre chamadas públicas com 290 bolsas para mestrado e doutorado

Foto Divulgação: www.freepik.com

Os Editais Procap – Mestrado e Doutorado – 2022 somam um investimento de mais de R$ 21,3 milhões.

Mais investimento na capacitação dos recursos humanos científicos do Espírito Santo! A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) abriu, nessa quarta-feira (08), os editais do Programa de Capacitação de Recursos Humanos na Pós-Graduação (Procap) 2022 – Mestrado e Doutorado. As chamadas públicas destinam mais de R$ 21,3 milhões em 290 bolsas de estudo.

Poderão submeter propostas os Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu vinculados a instituições de Ensino Superior e/ou pesquisa, públicas ou privadas, localizadas no Estado, que mantêm cursos de mestrado e de doutorado.

Ao todo, 190 bolsas de mestrado, que somam um recurso de mais de R$ 8 milhões, serão oferecidas. E 100 bolsas de doutorado, totalizando aproximadamente R$ 13 milhões, serão ofertadas. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec).

A diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel, falou sobre o aumento na oferta de bolsas em cada modalidade do Procap 2022. “O aumento do número de bolsas de mestrado e de doutorado demonstra o quanto o Governo do Estado acredita na produção do conhecimento na ciência, tecnologia e inovação. Nós tivemos um aumento muito significativo. No doutorado, são 33% a mais de bolsas e no mestrado quase 60% a mais do quantitativo de bolsas. De fato, para o Espírito Santo avançar no seu desenvolvimento e produção, a melhor maneira de fazer isso é justamente investindo na formação de recursos humanos para ciência”, destacou a diretora-presidente da Fapes.

Os bolsistas de mestrado receberão bolsas de R$ 1.850 mil, mensalmente, para executar seus projetos em até 24 meses. Já os bolsistas de doutorado vão receber mensalmente R$ 2.700 mil para desenvolverem as propostas selecionadas em até 48 meses.

As submissões poderão ser realizadas na Plataforma SigFapes (www.sigfapes.es.gov.br) até o dia 14 de janeiro e é importante ressaltar que as chamadas públicas são exclusivas para os programas de pós-graduação e não é possível submeter uma proposta enquanto aluno ou orientador.

O Procap Mestrado e Doutorado tem o objetivo de contribuir para a construção de uma base sólida de pesquisadores altamente qualificados e para o desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo.

Texto: Samantha Nepomuceno

Assessoria de Comunicação da Fapes