25/06/2024 10h34 - Atualizado em 25/06/2024 14h54

Fapes 20 anos: Em duas décadas, o investimento em fomento a ciência, pesquisa, inovação e extensão foi de mais de R$ 1 bilhão

Foto: Bruno Lopes

A Fundação capixaba celebra 20 anos de trajetória no dia 25 de junho de 2024 e lançou livro comemorativo para contar história da Fapes.  

Mais de R$ 1 bilhão em fomento à ciência, tecnologia, inovação e extensão (CTI&E) em 20 anos de atuação e cerca de 1,9 mil projetos de inovação de empresas apoiados, entre elas muitas startups. Os números comprovam a trajetória de sucesso da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) que completa duas décadas de atuação. Para celebrar o aniversário, a fundação lançou um livro que registra todo o trabalho desenvolvido durante anos e mostra por que o Estado se destaca nacionalmente no ambiente da pesquisa científica, da extensão e da inovação. A solenidade de lançamento do livro aconteceu na última sexta-feira (21), no cerimonial Casa Mizzi, em Vitória.

Não há desenvolvimento sem inovação, pesquisa e ciência, de acordo com o governador do Estado, Renato Casagrande, que parabenizou os gestores da Fapes que atuaram ao longo de duas décadas pelo fomento constante em prol da inovação no Estado. “Conquistamos as primeiras colocações quando falamos na oferta de editais para projetos, em investimentos na concessão de bolsas para projetos de pesquisa, bolsas de estudos para iniciação científica e somos reconhecidos nacionalmente pelas contribuições científicas e tecnológicas. Vamos avançar! O Estado tem grande potencial para ir longe e precisamos seguir a tendência mundial e apostar na inteligência artificial (IA). A meta é que o Espírito Santo seja um hub de IA e que startups capixabas alcancem o mercado internacional”, disse Casagrande. 

Rodrigo Varejão, diretor-geral da Fapes, entregou, junto dos outros diretores da Fundação, o livro comemorativo aos 20 anos da Fapes para o governador do Estado e disse que o leitor vai conferir nas 150 páginas do livro mais do que simplesmente a linha do tempo do trabalho realizado pela Fundação. “A Fapes tem como missão promover ciência, tecnologia, inovação e extensão no Espírito Santo por meio de parcerias e ações de fomento, com o objetivo de integrar diversos setores da sociedade na construção do desenvolvimento sustentável no Espírito Santo. O cumprimento dessa missão só tem sido possível graças ao empenho, a agilidade e compromisso com a melhoria contínua de nossos processos de nossas equipes técnicas envolvidas e o resultado tem sido observado no conjunto das ações executadas em termos de crescimento da relevância e do protagonismo do ecossistema da CT&I capixaba”, afirmou o diretor-geral da Fapes.

Varejão comentou ainda que “em 20 anos, mais de 13 mil projetos nas mais diferentes áreas obtiveram apoio da Fapes e este incremento do conhecimento impulsionou também o desenvolvimento científico e tecnológico capixaba. Um dos nossos desejos é que o cidadão, o capixaba saiba como a ciência está presente no seu dia a dia, como ela tem impacto na sua vida e perceba a sua importância. A informação e o conhecimento geram valor e devem estar disponíveis para a sociedade.”

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Bruno Lamas, também participou da solenidade de lançamento do livro e comentou sobre o trabalho da Fapes nesses 20 anos de história. “Celebramos com grande orgulho e alegria os 20 anos da Fapes. Com a missão de fomentar ciência, tecnologia e inovação para gerar e difundir conhecimento, a Fundação, que é vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, tem se dedicado incansavelmente ao apoio institucional, financeiro e técnico a programas e projetos que promovem o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador em instituições públicas e privadas. Reitero nosso compromisso com o futuro da ciência e tecnologia no Espírito Santo. Parabéns a todos que fizeram e fazem parte dessa história de sucesso. Que venham mais décadas de realizações e avanços”, pontuou Bruno Lamas.

Livro Fapes 20 anos: História, Evolução e um Olhar para o Futuro

Para reunir fatos importantes, relacionar com momentos decisivos da economia nacional e capixaba, enumerar cases de sucesso da Fundação em sua trajetória, a Fapes contratou uma equipe de profissionais para elaborar o livro sobre os seus 20 anos de trajetória.

Com 150 páginas divididas em quatro capítulos, o leitor vai encontrar no livro “Fapes 20 anos: História, Evolução e um Olhar para o Futuro” toda a história de criação da Fundação e seu alcance durante as décadas de trabalho. Os capítulos estão divididos em:

  • Ciência, Tecnologia e Inovação no Espírito Santo: Contexto e História
  • Uma Trajetória para o Desenvolvimento Científico, Tecnológico e da Inovação
  • 20 anos de ações de fomento (Pesquisa, Difusão do Conhecimento, Capacitação em Recursos Humanos, inovação e Extensão)
  • Construção do futuro

A versão digital do livro (e-book) será disponibilizada em breve pela Fapes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Gabriela Galvão
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard