29/08/2017 14h05 - Atualizado em 29/08/2017 17h50

Exposição apoiada pela Fapes atraiu mais de 2 mil visitantes

Instalada no Departamento de Morfologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a exposição “A métrica do corpo humano no laboratório de Anatomia” chamou a atenção de vários estudantes e também de outras pessoas interessadas em conhecer melhor o assunto, atraindo mais de 2 mil visitantes durante os três dias. A mostra ficou no local do dia 23 ao dia 25 deste mês.

Pioneira no país, a exposição conta com 110 amostras plastinadas do corpo humano e foi inserida como um dos projetos aprovados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes) para compor a Semana Estadual da Ciência e Tecnologia, que neste ano traz o tema “A matemática está em tudo”.

O projeto, cuja instituição executora foi a Universidade Federal do Espírito Santo, foi adequado para a temática da Semana C&T deste ano. “Os alunos pensam, às vezes, que não é necessário estudar matemática, mas ao ouvir sobre o funcionamento do corpo humano, eles percebem que esses conteúdos estão cientificamente ligados”, destaca o professor de Neuroanatomia e coordenador do Museu de Ciências da Vida e do Laboratório de Plastinação, Athelson Stefanon Bittencourt.

Partindo da premissa de que é preciso conhecer o próprio corpo para viver mais e melhor, os visitantes da mostra tiveram a oportunidade de conhecer os aspectos quantitativos da citohistologia, anatomia, fisiologia e evolução do corpo humano. O objetivo foi levar a discussão das questões relacionadas à métrica que envolve a constituição anatômica e fisiológica do corpo humano.

Semana C&T

A 14ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia é o evento mais importante da área de ciência, tecnologia e inovação do Estado do Espírito Santo e acontece anualmente em uma parceria entre a Fapes e a Secti. Este ano, o tema do evento é “A Matemática está em tudo”.

O diretor-presidente da Fapes, José Antonio Bof Buffon, destaca a importância deste edital para o estado. “Este investimento do Governo reflete diretamente na formação de estudantes e pesquisadores, qualificando-os e fortalecendo o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Espírito Santo”.

Informações à imprensa

Palloma Spala/ Fernanda Magalhães

comunicacao@fapes.es.gov.br

55 27 3636-1868

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard