26/08/2016 17h27 - Atualizado em 26/08/2016 17h28

Estado Apoia Pesquisas em Meio Ambiente, Logística e Pelotização

O Governo do Estado vai financiar 22 projetos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação nas áreas de meio ambiente, pelotização e logística. Somente no Espírito Santo, serão investidos cerca de R$ 7,7 milhões, nos próximos quatro anos. Trata-se da chamada pública para seleção de projetos entre agências de fomento de dois estados brasileiros e a empresa Vale - Edital Fapes/Faperj/Vale nº 01/2015 – que teve seu resultado homologado divulgado nesta sexta-feira (26).

As pesquisas serão feitas por meio de uma ação inédita no Estado entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) e com a Companhia Vale S.A.

Diagnósticos de falhas e monitoramento de desempenho em forno de pelotização; Otimização da alocação de pilhas de minério em pátios de estocagem de portos; Visão artificial e visão robótica autônomas aplicadas à mineração; conservação e manejo de mamíferos ameaçados de extinção em paisagens fragmentadas da Mata Atlântica; Impacto das mudanças climáticas em espécies florestais brasileiras; Avaliação dos impactos de atividades de mineração e logística em alguns ecossistemas são alguns dos objetos de estudos e investigações de pesquisadores capixabas e cariocas que tiveram seus projetos selecionados.

Dos 22 projetos, 18 pesquisas serão realizadas por equipes de capixabas e outras quatro por equipes mistas, formadas de cariocas e capixabas, de Instituições de Ensino Superior (IES) e de Pesquisa. Do total, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) se destaca com maior número (18), sendo 12 do Campus de Vitória, cinco do Campus de Alegre e um do Campus de São Mateus. A Universidade de Vila Velha (UVV) teve três projetos de pesquisas selecionados e a Universidade Centro Leste (UCL) um, completando o rol de projetos selecionados, cujo resultado já foi homologado pelo Conselho Científico-administrativo (CCAF), da Fapes.

Quanto às áreas temáticas de pesquisas, a de meio ambiente, com 18, foi a que teve o maior número de aprovações, seguida de logística, com cinco, e pelotização, com duas propostas selecionadas. Os projetos deverão contribuir para o avanço do conhecimento e da tecnologia nas áreas de logística, meio ambiente e pelotização, assim como para a aplicação do conhecimento gerado para promover o desenvolvimento de tecnologia nacional.

De acordo com a secretária da Secti, Camila Dalla Brandão, a ação pioneira e inédita no Brasil também visa “aproximar a realidade do setor produtivo da academia e da sociedade, buscando soluções tecnológicas e científicas que possam ser aplicadas para a melhoria das políticas públicas e para o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo e do Brasil”, afirmou.

Para o diretor-presidente da Fapes, José Antonio Bof Buffon, “essa parceria com a Fapes e com a Vale é altamente estratégica e importante para impulsionar o desenvolvimento do Espírito Santo”, pontuou.

Instruções para contratação dos projetos selecionados

A partir da homologação do resultado do processo de seleção pelo CCAF da Fapes, as equipes de pesquisadores capixabas têm desta sexta-feira (26) ao dia 05 de setembro próximo para fazerem Upload dos documentos obrigatórios no Sistema Integrado de Gestão da Fapes (http://sigfapes.es.gov.br) e apresentarem Termo de Outorga e o Projeto aprovado. Já as equipes dos projetos em rede, entre capixabas e cariocas, devem aguardar a homologação do resultado pela Faperj e Vale, com cronograma e liberação dos recursos. Dúvidas podem ser sanadas por meio do endereço: sucon@fapes.es.gov.br.

Serviço:

A listagem completa com títulos dos projetos, autores proponentes, Instituições de Ensino Superior (IES) e valores estão disponíveis na página da Fapes: www.fapes.es.gov.br.

Dúvidas para contratação: sucon@fapes.es.gov.br – (27) 3636.1878 e 1873.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Fapes/Secti

Lucyano Ribeiro (27) 3636,1893 – comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard