24/03/2025 14h59 - Atualizado em 24/03/2025 17h46

Espírito Santo é destaque no 67º Fórum Nacional Confap, no Amapá

Confap apresentou dados sobre contribuição para auxílio a pesquisas, investimento no pesquisador e oferta de bolsas para formação de recursos humanos destinados à CT&I.

Entre a última quarta-feira (18) e o sábado (22), aconteceu o 67º Fórum Nacional Confap – Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – na cidade de Macapá, no Amapá. Durante a solenidade de abertura, foram apresentados dados referentes aos investimentos de cada Fundação de Amparo à Pesquisa (FAP) do País em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e o Espírito Santo foi destaque mais uma vez.

Em sua apresentação de abertura do Fórum, Odir Dellagostin, até o momento presidente do Confap, mostrou que em 2024, quando comparado com os investimentos da Capes e CNPq – agências federais de fomento à CT&I – a contribuição total de cada FAP em cada unidade federativa da nação foi menor que a da Fapes que segue ocupando o 1º lugar no Brasil.

Ainda com a mesma comparação, a Fapes também está em 1º lugar no País no percentual da contribuição de cada fundação no auxílio à pesquisa e no percentual da contribuição de cada FAP na oferta de bolsas para formação de recursos humanos destinados à CT&I.

Outro dado demonstrado, foi o do valor destinado em cada estado por pesquisador em 2024. O Espírito Santo, por meio do trabalho da Fapes, também segue em 1º lugar, quando comparado com os investimentos das agências federais, com uma média de R$ 30 mil por pesquisador.

"A Fapes vem demonstrando uma grande evolução. Apesar de nova em relação às primeiras FAPs, foi destaque novamente em 2024 e por mais um ano consecutivo foi reconhecida como a Fundação de Amparo que mais investe por pesquisador em seu Estado. Além disso, as ações executadas pela Fapes têm seu reconhecimento por parte das demais Fundações e agências federais, colocando o Estado num patamar de visibilidade como um estado moderno e inovador que tem como vetor para o desenvolvimento econômico e social o investimento em ciência, em tecnologia e em inovação. Sem dúvida estamos felizes com esse reconhecimento e os resultados alcançados e seguimos empenhados em colaborar com o desenvolvimento do Espírito Santo ainda mais”, afirmou o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão

Encontros técnicos e eleição da nova presidência

Durante o fórum aconteceram os encontros técnicos dos diretores administrativos-financeiros, técnicos científicos e dos assessores de comunicação das 27 FAPs do Brasil. Lucia Araujo e Celso Saibel, diretores Administrativa-Financeira e Técnico-Científico da Fapes, respectivamente, participaram dos debates sobre novas parcerias nacionais e internacionais, COP30, popularização e geopolítica da CT&I, planejamento fiscal, entre outros.

Além dos diretores, também participaram do fórum o gerente do Planejamento Orçamentário e Financeiro da Fapes, Geanderson Costa; e a assessora de comunicação da Fapes, Samantha Nepomuceno.

Ainda na programação do evento, os presidentes das 27 FAPs elegeram a nova presidência e diretorias regionais do Confap para o período 2025-2027. Os professores Márcio de Araújo Pereira, presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), e Marcel do Nascimento Botelho, presidente da Fundação Amazônia de Amparo à Estudos e Pesquisas do Estado do Pará (Fapespa), foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente, do Conselho. Lúcia Araujo assumiu a suplência do Conselho Fiscal do Confap.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno/ Igor Gonçalves
(27) 3636-1867

comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard